NOTÍCIAS25/06/2026 São Paulo dá início à Caravana da FETEC 2026
Em Taubaté, a caravana será no dia 15 de julho no período da manhã. Criada em 2000, a Caravana percorre anualmente todas as cidades-polo dos sindicatos filiados à FETEC-CUT/SP. Tradicionalmente, a estreia ocorre na capital, com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que reúne a maior base de trabalhadores bancários do Brasil, com mais de 100 mil profissionais. Para a presidenta da FETEC-CUT/SP, Aline Molina, a campanha deste ano ultrapassa as pautas corporativas e dialoga com temas que impactam toda a sociedade. “Além da nossa luta pela garantia e ampliação de direitos, a categoria estará unida em defesa da democracia e da soberania nacional. Nossa campanha também é uma luta por uma sociedade mais justa e igualitária e por um sistema financeiro acessível a toda a população brasileira”, afirma. Ao longo de sua trajetória, a Caravana consolidou-se como um importante instrumento de diálogo com a população. Além das atividades sindicais, promove intervenções culturais, apresentações musicais e teatrais em ruas e centros comerciais, ampliando o debate sobre temas como assédio moral, condições de trabalho e qualidade do atendimento bancário. Neste ano, duas campanhas ganham destaque especial durante a mobilização. Quero + AgênciasA campanha “Quero + Agências” convoca bancários e sociedade a se mobilizarem contra o fechamento de unidades bancárias em São Paulo. A iniciativa defende o atendimento presencial, a preservação dos empregos e o fortalecimento da economia local. A secretária-geral da FETEC-CUT/SP, Ana Lúcia Ramos Pinto, alerta para os impactos sociais da redução da rede bancária. “Os bancos tentam vender a ideia de que tudo pode ser resolvido por aplicativo, mas a realidade é muito diferente. Estamos vendo cidades inteiras perdendo agências, com pessoas, principalmente idosos, sendo obrigadas a percorrer longas distâncias para obter atendimento presencial. É um problema grave que afeta a economia local, compromete o acesso a serviços essenciais e amplia desigualdades”, destaca. Bancários contra o feminicídioOutro eixo da Caravana será a campanha “O problema é todo nosso! Bancários contra o feminicídio”, que busca envolver os homens bancários no enfrentamento ao machismo, à misoginia e à violência contra as mulheres. Para Roberto Rodrigues, diretor administrativo da FETEC-CUT/SP e um dos coordenadores da iniciativa, o enfrentamento à violência de gênero exige participação ativa dos homens. “A categoria bancária sempre esteve na vanguarda das conquistas relacionadas à igualdade de gênero, mas ainda há muito a avançar. E esse avanço depende fundamentalmente dos homens. Somos nós que precisamos rever comportamentos, romper silêncios e enfrentar práticas que reproduzem violência e desigualdade”, afirma. As duas campanhas foram lançadas oficialmente durante a 28a Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP, realizada no dia 13 de junho deste ano. RoteiroApós o lançamento em São Paulo, a Caravana da FETEC-CUT/SP percorrerá Presidente Prudente, Assis, Barretos, Catanduva, Araraquara, Limeira, Bragança Paulista, Jundiaí, Registro, Guarulhos, Taubaté, Mogi das Cruzes e encerrará sua jornada no ABC Paulista, em 17 de julho.
Fonte: FETEC CUT SP • Veja outras notícias |
|
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected] • Telefone: (12) 3633-5329 / (12) 3633-5366 • WhatsApp: (12) 99177-4205 Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC |