O 6º Prêmio UOL de Conteúdo premiou, na categoria Furo do Ano, a jornalista Amanda Rossi pela reportagem “O calote bilionário na Caixa”, que noticiou a tentativa frustrada do então Presidente da República, Jair Bolsonaro, utilizar a Caixa Econômica Federal, com a oferta de crédito consignado para beneficiários do programa Auxílio Brasil.
“Ficamos contentes com a escolha, pois a reportagem pode ter contribuído para desvendar a tentativa de uso político da Caixa, que já vínhamos denunciando. E nossa atuação acabou levando à investigação e à reportagem do UOL”, disse o empregado da Caixa e diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Rafael de Castro, ao lembrar que a Contraf-CUT recebeu as denúncias de empregados, apurou as informações e provas e tornou público o uso político da Caixa. “Mesmo após nossa denúncia, a administração da Caixa, sob comando de Pedro Guimarães, e posteriormente de Daniella Marques, não fez qualquer movimento para apurar o caso”, completou o dirigente da Contraf-CUT e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).
Trabalho conjunto
“Ficamos tristes pelos prejuízos causados à Caixa e, consequentemente, ao país, que precisam ser ressarcidos. Mas contentes porque nosso trabalho pode ter ajudado reduzir a possibilidade de vitória de Bolsonaro, que estava acabando com o país e causando grandes prejuízos para a classe trabalhadora”, disse o dirigente da Contraf-CUT. “É uma mostra do que é possível ser feito quando os trabalhadores confiam em sua entidade de representação sindical e se unem a ela para buscar acertar o que está errado. Por isso temos orgulho de fazer o que fazemos”, concluiu.
>>>>> Leia a reportagem do UOL
Em sua sexta edição, o Prêmio UOL de Conteúdo celebra o jornalismo investigativo, premiando a excelência de reportagens reveladoras que foram destaque em 2023. Com categorias que abrangem desde a revelação de verdades ocultas até a análise profunda do comportamento humano, o prêmio valoriza trabalhos que se destacaram pela originalidade, profundidade e impacto.
Fonte: CONTRAF