NOTÍCIAS03/04/2012 3º Congresso da Contraf-CUT elege nova direção nacional por unanimidade
Os 316 delegados do 3º Congresso da Contraf-CUT elegeram por unanimidade na manhã deste domingo (1º de abril) a nova direção da entidade para o triênio 2012-2015. Reeleito presidente, o bancário do Itaú Carlos Cordeiro comemorou a forte unidade alcançada no congresso e enumerou os desafios da próxima gestão.
"O 3º Congresso mostrou uma unidade muito grande tanto entre os sindicatos quanto entre as forças políticas e, desta forma, a nova direção eleita é o resultado desse processo", afirma Cordeiro, que também é presidente da UNI Américas Finanças. "A chapa eleita tem uma capacidade enorme de produção política. Avançamos muito na gestão anterior e podemos fazer ainda mais com a nova direção", projeta destacando ainda a importância de cumprir a cota de 30% de mulheres na nova diretoria. Cordeiro vê dois eixos principais para a tarefa da Contraf-CUT no próximo período. Por um lado, está a ampliação do diálogo com outros atores da sociedade. "Precisamos dialogar com a sociedade, especialmente sobre o sistema financeiro, que é nossa área de atuação. Por isso, é fundamental a realização de uma conferência nacional sobre o tema, para que a sociedade conheça o sistema financeiro e pense em como fazer a fiscalização e o controle dele. Além disso, vamos também discutir outros temas importantes, como as reformas política e tributária", ressalta. O outro eixo é a promoção do emprego decente no ramo financeiro, com a luta por melhores condições de trabalho, segurança, remuneração digna e proteção ao emprego. Entre os principais pontos, Cordeiro cita a luta contra o assédio moral e as metas abusivas, pela ratificação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que coàbe as demissões imotivadas, mais segurança, remuneração maior e previdência complementar. "Temos três anos para mudar essa realidade dos bancários. O Brasil está crescendo e precisa distribuir renda e melhorar as condições dos trabalhadores e esse é nosso papel enquanto dirigentes sindicais", completa.
O congresso aprovou também a realização de uma campanha nacional sobre saúde. "Vamos colocar o ano de 2012 como o ano da saúde dos bancários. Vamos tratar da saúde dos bancários de forma ampla, incluindo a saúde suplementar, o Sistema único de Saúde e outros pontos", afirma Walcir Previtale, secretário eleito de Saúde da Contraf-CUT . "Segundo os dados do INSS, a nossa categoria tem cada vez mais afastados", completa. Esta será a primeira de um novo modelo de campanha temática que passará a ser realizada pelos bancários. "Vamos definir um novo tema a cada ano, que será trabalhado por todos os sindicatos nacionalmente, num modelo semelhante ao da Campanha da Fraternidade da CNBB", explica Cordeiro. Também foi aprovada por unanimidade a convocação de uma conferência nacional sobre o sistema financeiro, a fim de que a sociedade possa debater o papel dos bancos, a política de crédito e a universalização dos serviços bancários. "Precisamos fazer um grande debate em todo o país sobre o sistema financeiro que temos e o que queremos, pois banco é concessão públicas e não pode visar o lucro fácil e exorbitante, mas atender aos interesses da sociedade", salienta o presidente da Contraf-CUT.
Presidência - Carlos Cordeiro (São Paulo) Fonte: Contraf-CUT |
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO E-mail: [email protected] • Telefone: (12) 3633-5329 / (12) 3633-5366 • WhatsApp: (12) 99177-4205 Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC |