26/11/2018
Congresso realiza balanço da gestão, discute estratégia e aprova plano de lutas
A mesa do 11º Congresso da FETEC-CUT/SP que abordou os temas balanço da gestão, estratégia e plano de lutas foi apresentada pelo Secretário Geral da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (FETEC-CUT/SP), Eric Nilson e Isane Pereira, Diretor de Formação Sindical.
A primeira Campanha Nacional da atual gestão, em 2016, foi única sob diversos aspectos. Fortalecidos pela onda conservadora, e já sob o governo de Temer, que montou seu gabinete com nomes que haviam saído de seus quadros, os banqueiros demonstraram desde o primeiro momento sua intransigência. Na construção da Campanha Nacional daquele ano, ficou claro que o processo de negociação seria extremamente duro. Nas reuniões, Conferências Regionais e Conferência Estadual, foi construída a pauta de reivindicações levada para discussão na Conferência Nacional dos Bancários, e, ao mesmo tempo, foi sendo construída a mobilização da base.
“Nós últimos anos estivemos frequentemente em ação, realizamos atividades de rua e dialogamos com a sociedade sobre o papel que o Sistema Financeiro desempenha, realizando o debate político que é tão importante neste momento de ameaça aos direitos dos trabalhadores”, explica Eric Nilson.
Segundo Isane Pereira, a expectativa para os próximos anos é de alcançar os objetivos que são estratégicos para a FETEC-CUT/SP. “É de suma importância a manutenção da mesa única de negociações, a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, mantendo seu caráter nacional e a integralidade das conquistas da categoria, e também a renovação dos acordos específicos, sem perda de conquistas”.
Durante o encontro, os delegados aprovaram o plano de lutas da categoria para os próximos anos.
FONTE: FETEC CUT
• Veja outras notícias