NOTÍCIAS12/09/2014 Bancários querem PLR com regras mais clarasA quarta rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação dos Bancos) terminou nesta quinta-feira 11, com o debate sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Os bancos irão apresentar uma proposta global sobre todos os temas debatidos na próxima semana. O Comando reforçou que os bancários têm muita dificuldade de entender a regra da PLR e ficam na dúvida do valor certo a ser recebido, além disso, existe o problema da não compensação dos programas próprios bancos.
Os representantes dos trabalhadores reforçaram também sobre a importância de ser alterada a sua fórmula atual para que sua distribuição seja mais justa. De 1995 a 2003, o crescimento do lucro dos bancos foi de 1.067%, e no mesmo período, a PLR dos bancários não acompanhou essa guinada. O lucro dos caixas, por exemplo, aumentou 338%. "Os bancários consideram essa reivindicação fundamental e é justo que uma parte do alto lucro dos bancos chegue também ao bolso de todos os bancários", afirma Luiz César de Freitas, o Alemão, presidente da FETEC-CUT/SP e integrante do Comando. Mesmo depois de toda a argumentação do Comando, a Fenaban respondeu que a regra é muito boa e que já melhorou bastante e que irão debater com os bancos. O vale cultura, debatido nesta quarta-feira, foi retomado e a Fenaban reforçou que a resposta virá na proposta global. Já as pendências sobre segurança, igualdade de oportunidades e saúde voltam à mesa nas próximas terça e quarta-feira (16 e 17). Na terça-feira será apresentado o resultado do 2° Censo da Diversidade. Na quarta-feira Fenaban apresenta proposta das cláusulas sociais e no dia 19, ainda a confirmar, será apresentada a proposta econômica.
Fonte: FETEC-CUT/SP Foto: Mauricio Morais |
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO E-mail: [email protected] • Telefone: (12) 3633-5329 / (12) 3633-5366 • WhatsApp: (12) 99177-4205 Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC |