25/07/2014
Novas tecnologias beneficiam bancos e prejudicam bancários e clientes
Com apenas um clique no computador, o cliente tem acesso a uma verdadeira agência bancária. Pelo celular também já é possível pagar contas, fazer transferência, agendar um pagamento. As novas tecnologias, que avançam a cada dia, facilitaram a vida de todo mundo, não? No caso do sistema financeiro nacional, todas essas novidades só beneficiaram os bancos.
A análise é da bancária Ana Tércia Sanches, especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Unicamp e doutoranda em Sociologia pela USP. Ela participou do painel de abertura da Conferência Nacional dos Bancários, nesta sexta (25), e apresentou um cenário sombrio para o emprego da categoria diante das novas tecnologias.
"Não somos contra o avanço tecnológico, todas essas novidades são muito boas. Só que os bancos se apropriam delas, cortam custos, aumentam seus lucros e não repassam nada para a sociedade", diz Ana Tércia, que também é diretora do Sindicato de São Paulo e pesquisadora do Centro 28 de Agosto.
O futuro dos bancários
Segundo Ana Tércia, em cinco anos os canais tradicionais de atendimento - que precisam do trabalho humano - serão reduzidos a um quarto de todo o atendimento feito pelos bancos. Em pouco tempo, não haverá mais caixas. "Os próprios bancos admitem que vão exterminar boa parte do emprego dos bancários apenas eliminando os caixas", conta Ana Tércia.
As áreas administrativas também têm espaço para serem reduzidas - em 80% conforme estimativas dos próprios bancos. "Já temos uma série de cargos extintos ou em vias de extinção, como os compensadores, digitadores, escriturários, analistas de processos...", comenta Ana Tércia.
E os clientes?
Para os clientes, parece que as novas tecnologias facilitaram a vida de quem utiliza os serviços bancários. Mas Ana Tércia alerta: "Hoje, os clientes fazem boa parte dos serviços que antes eram destinados aos bancários, mas continuam pagando altas tarifas e taxas pelo trabalho que ele mesmo executa".
Além disso, ainda há toda uma geração que tem dificuldades em acessar o atendimento eletrônico, além daqueles que preferem o atendimento pessoal. "Mas os clientes estão perdendo essa opção. Hoje, é estratégico para os executivos dos bancos eliminar os clientes de baixa renda, que são praticamente expulsos das agências, empurrados para os correspondentes bancários, que atuam sem qualquer segurança. Este é mais um ponto que precisamos pensar: os correspondentes bancários vão assistir a uma escalada de violência e assaltos nos próximos anos, por conta do aumento das transações e nas falhas de segurança", conclui.
Fonte: Rede de Comunicação dos Bancários
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