NOTÍCIAS10/07/2012 11 de julho: Trabalhadores intensificam mobilizações pela valorização do trabalhoNa próxima quinta-feira, 11 de julho, trabalhadores de diversas categorias estarão em mobilização para pressionar por avanços na construção de um Brasil melhor, com desenvolvimento, valorização do trabalho, distribuição de renda e justiça social. Sob a organização da CUT e demais centrais sindicais, este Dia Nacional de Luta contará com mobilizações, panfletagens e paralisações em todo o país, tendo como mote a defesa da pauta dos trabalhadores (confira abaixo). Na capital, haverá concentração de trabalhadores e trabalhadoras de várias categorias a partir das 12h, no vão livre do Masp, na Avenida Paulista nº 1578. No Estado, todos os sindicatos filiados à FETEC/CUT-SP estarão realizando paralisações.
Dentre os temas de reivindicação, consta o "não" da categoria bancária ao Projeto de Lei 4330/04, o qual escancara as terceirizações e precariza os empregos. De autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), o PL tramita no Congresso Nacional desde 2004. Atualmente, aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, onde conta com parecer favorável de seu relator, deputado Artur Maia (PMDB-BA). Como fruto da mobilização da CUT e demais centrais sindicais, a votação da matéria na CCJC foi adiada por duas vezes, resultando ainda na constituição de uma comissão quadripartite, com representantes dos trabalhadores, do setor empresarial, do Legislativo e do governo federal, para tentar um acordo sobre o projeto. Conforme redação atual do PL 4330, as empresas ficam autorizadas a terceirizarem inclusive as atividades-fim, podendo funcionar sem nenhum trabalhador contratado diretamente. Além disso, contratantes e contratadas ficam dispensadas de qualquer responsabilidade solidária em caso de descumprimento de regras. Por outro lado, não há garantias de isonomia de direitos e das condições de trabalho dos trabalhadores terceirizados. "O PL 4330 abre espaço para um país de trabalhadores terceirizados. No sistema financeiro, a tendência diante da ganância dos banqueiros será de vermos agências e departamentos atuando sem bancários formais. Por isso, a importância das mobilizações deste dia 11 como forma de se evitar tamanho prejuízo aos trabalhadores", destaca Luiz César de Freitas, o Alemão, presidente da FETEC/CUT-SP. Os principais itens da pauta da classe trabalhadora no Dia Nacional de Luta são:
Fonte: FETEC-CUT/SP
|
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO E-mail: [email protected] • Telefone: (12) 3633-5329 / (12) 3633-5366 • WhatsApp: (12) 99177-4205 Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC |