31/03/2015
Promoção e mais empregados no debate com a Caixa
Mais contratações para aumentar o número de bancários por unidades e novo modelo para a promoção por merecimento estão entre os temas que serão debatidos entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) e a direção da Caixa Federal na rodada de negociação específica que ocorre na terça 31.
Dionísio Reis, diretor executivo do Sindicato e integrante da CEE, destaca ser urgente a agilidade na ampliação do quadro de trabalhadores do banco público. "Apenas por meio do Programa de Apoio à Aposentadoria cerca de 2 mil deixaram a instituição nos últimos meses. Ou seja, além de repor essa saída é imprescindível aumentar o total de trabalhadores por setor. Vamos cobrar que a Caixa nos apresente um calendário de contratações."
Promoção - Na reunião, a Caixa deve apresentar proposta de critérios para a promoção por merecimento, que deverá seguir os parâmetros acertados nos debates da comissão paritária " integrada por representantes dos bancários e da instituição financeira.
Nesse fórum foi assegurada a diminuição da pontuação dos critérios objetivos de 50 pontos para 40 pontos, distribuídos da seguinte forma: 20 pela conclusão de 30 horas anuais de módulos da Universidade Caixa, cinco a quem fizer o exame médico periódico e outros 15 pontos para a frequência medida pelo Sipon. Quem totalizar 40 pontos terá garantido um Delta (2,34% de reajuste),
Haverá ainda bonificação extra (que pode chegar a dez pontos) de acordo com a quantidade de cursos realizados. Nesse caso a Caixa verificará quantos deles, inclusive externos, foram registrados no sistema interno (Siged). Os feitos na Universidade Caixa serão computados automaticamente.
Além disso, o AV Caixa " programa baseado no cumprimento de metas " não serviria como parâmetro.
A avaliação subjetiva valerá 20 pontos. No modelo debatido, cada empregado indicará de dois a oito colegas que contemplem requisitos tais como relacionamento no ambiente de trabalho, contribuição para a solução de problemas, entre outros.
"Nossa expectativa é que a Caixa respeite o que foi discutido na comissão paritária para que possamos celebrar o acordo", acrescenta Dionísio.
Outros temas " Na reunião também serão discutidos temas como a jornada e as condições de trabalho dos empregados.
Fonte: Seeb SP
• Veja outras informações