SEU BANCO - BANCO DO BRASIL24/07/2017 Bancários de Taubaté participam de Congresso do BB e CEFNo início de julho, os bancários Adriano Rodrigues do Banco do Brasil e Josmar Corrêa da CEF participaram da 28º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB) e 33º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), em São Paulo. Os Congressos encerram uma fase muito importante da construção da Campanha Salarial, e tudo o que foi discutido no Conecef e no CNFBB servem de pauta para o 19ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada no dia 28 a 30 de julho. “As palestras acrescentaram informações que o bancário, na correria diária do trabalho, não têm acesso de maneira tão abundante. Assuntos pertinentes e explanações de forma didática foram a tônica das palestras e agradaram os funcionários presentes no Congresso do BB e CAIXA.”, destacou Adriano Rodrigues, diretor do Sindicato e funcionário do BB.
Banco do Brasil
Os temas que dominaram os debates do 28º CNFBB foram a defesa dos bancos públicos, do emprego e direitos, a luta contra o desmonte da Instituição pelo governo Temer e combate a terceirização. Além da discussão de temas específicos como Cassi e Previ. A pauta foi dividida em quatro grupos para debater as propostas de Sindicatos e Federações de todo o Brasil. O Grupo 1 debateu o desmonte do BB, o Grupo 2, debateu a digitalização, o Grupo 3, debateu emprego, carreira e igualdade de oportunidades, e o Grupo 4 debateu a terceirização, pejotização e seus impactos no BB. “O Congresso em si é extremamente válido para a categoria bancária lotada no Banco do Brasil. Esse tipo de evento permite debater com mais profundidade os problemas que afetam o cotidiano do bancário, sem filtros e com mais objetividade. Esse, em particular, teve a importância de debater o aumento da precarização do emprego, a profunda digitalização de nossa atividade e a proposta de pejotização que se esconde na reforma trabalhista, algo que afeta a classe bancária.”, ressalta Adriano.
CEF Diretas já! Este foi o principal consenso do 33° Conecef. Entre dezenas de resoluções, os delegados aprovaram a organização da luta pela saída do presidente ilegítimo Michel Temer e pela convocação de eleições diretas. Com o lema “Resistência e Luta! Em defesa da Caixa e por Nenhum Direito a Menos!”. A mobilização é para que a Caixa permaneça 100% pública e para que se mantenha e se fortaleça como banco social, continuando a atuar como grande responsável por políticas públicas de transferência de renda e de habitação e moradia. Durante o Conecef, foi deliberado a aprovação da campanha da Fenae "Contencioso: essa dívida é da Caixa", lançada no dia 7 de junho deste ano, que tem como primeiro objetivo chamar a atenção do empregado sobre os riscos que corre a Funcef, caso a Caixa não salde essa dívida. A situação da Fundação é cada vez mais grave: Contencioso, déficit, equacionamento, falta de transparência e de democracia ameaçam a sustentabilidade da Fundação.
Foto: Josmar Corrêa - CEF |
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO E-mail: [email protected] • Telefone: (12) 3633-5329 / (12) 3633-5366 • WhatsApp: (12) 99177-4205 Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC |