Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

25/11/2011

2° Fórum sobre Violência Sexual do Vale do Paraí­ba

A Universidade de Taubaté promoveu na manhã de hoje (25/11), o 2° Fórum sobre  Violência Sexual do Vale do Paraí­ba, no Anfiteatro do Departamento de Engenharia Civil. O Fórum contou com a participação de profissionais do grupo Gavvis (Grupo de Atendimento à Vítima de Violência Sexual) e o Projeto Aquarela de São José dos Campos.

 

Durante o evento, foram realizado palestras de conscientização sobre os casos de violência infantil e domestica, que já somam 81 ocorrências até a presente data em Taubaté. "Um dos maiores problemas para combater a violência sexual é a falta da ocorrência, que a vitima não faz por medo de sofrer retaliações do agressor", explica o Prof° Dr. Avelino Alves Barbosa Júnior.

Um dos destaques foi à questão levantada pela Presidenta do Sindicato e Vice Prefeita de Taubaté, Vera Saba, sobre a importância de combater de forma preventiva a violência sexual, e como identificar o perfil inicial do agressor dessas ações.

Para o Prof. Fábio Amaral, do Grupo Aquarela, é fundamental que a famíl­ia preste atenção nos sinais de comportamento da criança, como hiperatividade ou isolamento das atividades. "Diversas características contribuem para esse processo de identificação", afirmou Amaral.

 

Grupo GAVVIS


O Gavvis é um programa de extensão, criado em 2003 para prestar assistência médica, psicológica e jurídica a pacientes violentados sexualmente. O grupo multiprofissional - formado por médicos, psicólogos, enfermeiros e advogados " está se tornando referência regional multiprofissional em casos de violência contra a mulher.

No ano passado, 15 vítimas procuraram o grupo para recebem atendimento. A maioria das vítimas era mulher, em casos de assalto seguido de estupro. Para a ginecologista e coordenadora do grupo, Dra. Valéria Holmo Batista Tuffi, esse número de atendimentos tende a crescer com a divulgação dos trabalhos do Gavvis na comunidade. "É claro que existe o medo e a vergonha por parte das vítimas, mas com a divulgação de um grupo especializado como o Gavvis esperamos conseguir trazer as vítimas para o atendimento no Hospital Universitário".

O atendimento do Gavvis é realizado todas as segundas-feiras, às 16 horas, no ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário em Taubaté.

 

Postado pela Assessoria de Imprensa " 25/11/2011

Com informações Hospital Universitário de Taubaté

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC