Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

18/05/2011

Deputado estadual Luiz Cláudio participa do seminário do sindicato

No último sábado, 14/05, o Sindicato dos Bancários realizou o seu 5º Seminário de Planejamento. Cerca de 30 diretores compareceram ao evento realizado no San Michel Palace Hotel. O seminário teve como objetivo debater eixos e plano de ações para a campanha nacional deste ano.

 

Participaram do evento, como palestrantes convidados, o deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT), presidente licenciado do Sindicato dos Bancários de São Paulo e o professor e cientista político Fabio Ricci, da Universidade de Taubaté.

CAMPANHA DE SINDICALIZAÉÃO


O diretor do sindicato, Valdir Machado, representando a Federação dos Bancários da CUT " FETEC/SP, agradeceu o convite, e justificou aos presentes a ausência do presidente da entidade, Luiz Cesar (o Alemão), que encontra-se licenciado por motivo de doença.

Valdir Machado, além de discorrer sobre a atuação da FETEC/SP, no que tange a organização da campanha nacional de 2011, apresentou aos participantes do seminário os detalhes da campanha de sindicalização que está sendo realizada em nà­vel estadual. "É muito importante que o sindicato abrace esta campanha junto com a FETEC/SP, pois vamos fortalecer nossa representação junto à categoria" declarou Valdir.

CONJUNTURA POLàTICA

O professor Fábio Ricci, cientista político e professor da UNITAU, fez uma brilhante análise de conjuntura política e econômica, de Taubaté e do país. Segundo o professor, "a política adotada pelo governo Lula e, atualmente, pela presidenta Dilma beneficia diretamente a classe trabalhadora, principalmente, a de baixa renda".

"A adoção de programas de distribuição de renda, de eliminação da pobreza e, principalmente, de geração de emprego e renda está mudando a cara do trabalhador e a sua condição econômica para melhor", completou Ricci.

No aspecto político, o professor foi bastante eloqà¼ente ao dizer que a presidenta Dilma não terá muitos problemas com a oposição. No entanto, em Taubaté, o atual prefeito enfrentará um processo de cassação, ancorado pela mídia nacional que não poupará ninguém.  Disse ainda, que o processo poderá ser longo e desgastante para todos.

Entretanto, frisou que "a atual  Vice-prefeita,  tem demonstrado que está preparada para assumir a prefeitura e mudar a atual situação para outra que beneficie a população taubateana".

POLàTICA E COMUNICAÉÃO

O Deputado Estadual Luiz Cláudio (PT), cumprindo o seu 1º mandato, falou da importância dos projetos coletivos realizados pelos sindicatos cutistas com apoio dos parlamentares do PT.  Ressaltou a importância dos meios de comunicação não só como fonte de informação, mas também como meio de luta e defesa dos direitos dos trabalhadores e da população.

O deputado deu destaque para o projeto de comunicação desenvolvido pelas entidades sindicais que culminou com criação da Revista do Brasil e do jornal Rede Brasil Atual, que já está circulando em diversas cidades do Estado de São Paulo, e que em breve estará também no Litoral Norte e Vale do Paraí­ba. "Estes veículos de comunicação tratam os mais diversos assuntos, inclusive, político e econômico e o mundo do trabalho, com uma visão mais humanista", declarou Luiz Claudio.

ATUAÉÃO SINDICAL E POLàTICA

A presidenta do sindicato, Vera Saba, elogiou o companheiro de partido, dizendo: "O deputado Luiz Cláudio possui o conhecimento e a experiência necessários para desenvolver um bom trabalho, fortalecendo a atuação do movimento sindical e dando uma resposta a população".

Sobre representação política, Vera Saba foi direta. "A questão política passa principalmente pela reforma política. Não podemos esquecer a ética e a moral, sob pena de vermos acontecer outros casos como este em que se encontra a atual administração municipal".

Disse, também, que a política tem grande importância na vida das pessoas. "A política tem a função de garantir a felicidade. Nós queremos uma sociedade com justiça social, mas antes de tudo, feliz", afirmou Vera.

COMUNICAÉÃO SINDICAL

 A comunicação foi um dos eixos discutidos no seminário. As modificações e os investimentos realizados na área foram apresentadas pelo diretor de imprernsa Valdir Aguiar. Tais modificações e investimentos foram bem recebidas pelos demais diretores e banacários presentes no evento. "O sindicato está se preparando para uma nova utilização dos meios de comunicação, como forma de aumentar e melhorar a informação que chega ao bancário", disse Valdir Aguiar.

Valdir Aguiar foi enfático quanto utilização das Redes Sociais que vem exercendo grande papel na mobilização política na cidade. "O sindicato não consegue transmitir suas informações sem acompanhar as mudanças. As Redes Sociais se apresentam como um mecanismo democrático e veloz, por isso, o sindicato estará adotando perfis nesse novo canal de comunicação".

FORMAÉÃO SINDICAL

Gerson Florindo, diretor de formação sindical, destacou a necessidade de aumentar os investimentos na formação dos diretores, seja por meio do engajamento ou da participação política ou através de cursos. "Existe uma grande diferença entre o envolvido e o compromissado, por isso, partindo desse pressuposto, é que vamos determinar que caminho queremos seguir", afirmou o diretor.

Outra questão abordada por Gerson foi a diferença entre sindicato corporativo e cidadão. "Sindicato Corporativo é tipo clássico de atuação sindical, surgido na Era Vargas. É aquele que defende somente a causa trabalhista, não podendo avançar para outras lutas. Já o Sindicato Cidadão tem a visão na construção da sociedade. Não basta olhar somente para o bancário, seu contexto social também tem de ser preservado", afirmou Gerson Florindo.

CONCLUSÃO

Segundo Vera Saba, os palestrantes convidados deram um show de análise conjuntural e midiática, trazendo dados e informações que enriqueceram o seminário. Todo as informações coletadas: as palestras, as propostas e sugestões apresentadas nos grupos temáticos, serão analisadas pela diretoria executiva para compor o plano de ações do Sindicato dos Bancários, que em 2011 pretende realizar a melhor campanha nacional dos bancários. "Somos um sindicato cidadão, organizado e ativo. Nossas ações seguem o que pensam os nossos diretores e as orientações da Confederação Nacional do Bancários - Contraf e da Federação dos bancários da CUT - Fetec/SP", disse Vera Saba.

 

Por Assessoria de Imprensa - 18/05/2011

Fotos: Diego de Menezes

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC