Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

30/11/2011

Bancários reivindicam igualdade racial nos bancos

"Os bancos não apóiam programas de transferência de renda, nem projetos sociais e não estão nas favelas". A denúncia foi feita por João Jorge, presidente do Olodum, durante o 1º Fórum Nacional A Invisibilidade Negra no Sistema Financeiro, que está sendo realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

 

Um sinal da discriminação é a própria distribuição dos recursos no marketing dos bancos. Segundo o presidente do Olodum, o Banco do Brasil patrocinou duas cantoras famosas no carnaval da Bahia e não destinou recursos a nenhum dos blocos afros da cidade.

Para o secretário-geral da Contraf-CUT, Marcel Barros, "a tà­mida contratação de negros pelos bancos não pode ser escamoteada e deve ser combatida". Dados do Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que os pretos e pardos representam 52% da população brasileira. Apesar disso, são minorias dentro dos bancos.

De acordo com Deise Recoaro, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, 81% dos bancários são brancos. Os 19% restantes dividem-se entre negros e negras. "Ainda assim, não vemos esses 19% realizando trabalhos de atendimento ao público", disse. A diferença se vê também na remuneração: os negros recebem 84% do salário dos brancos.

Para Recoaro, existe uma "cota branca histórica" no mercado de trabalho que não é questionada. "Todo e qualquer tipo de discriminação racial é lucrativo para o sistema financeiro porque os salários pagos a negros e mulheres são mais baixos", denunciou.

Participam dirigentes sindicais bancários de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul, Acre, Bahia, Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Pará, Alagoas, Minas Gerais, Espà­rito Santo e Distrito Federal.

 

Postado pela Assessoria de Imprensa " 30/11/2011

Fonte: Contraf-CUT

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC