Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

05/05/2011

Reabilitação profissional é foco da mesa de Saúde do Trabalhador nesta quinta

 

A Contraf-CUT, federações e sindicatos de bancários retomam nesta quinta-feira, 5, a Mesa Temática de Saúde do Trabalhador com a Fenaban, em São Paulo. A reunião, que acontece em São Paulo, terá como foco o tema da reabilitação profissional.

 

"Queremos aprofundar o debate sobre a reabilitação, visando melhorar a cláusula existente e proteger efetivamente os bancários que reassumem suas funções após afastamentos por doenças", afirma Plín­io Pavão, secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT.

Ele lembra que a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria já contém, desde a Campanha Nacional de 2009, a cláusula 41ª, que possibilita a criação de programas nesse sentido por parte dos bancos. Conforme o texto, "os bancos poderão instituir o Programa de Reabilitação Profissional, cujo objetivo é assegurar, através de equipe multiprofissional, condições para a manutenção ou a reinserção do empregado no trabalho, após o diagnóstico de patologia, de origem ocupacional ou não, que tenha comprometido sua capacidade laborativa".

A cláusula cria parâmetros para a implantação de programa de reabilitação pelos bancos, com o intuito de reinserir trabalhadores com sequelas por acidentes ou doenças de qualquer natureza ou remanejar o bancário de posto de trabalho, de forma preventiva, aos primeiros sinais identificados como sintomas de alguma patologia relacionada ao trabalho.

Entretanto, a cláusula não obriga os bancos, nem tampouco estabelece que caso a empresa queira aderir ao programa deva assinar algum instrumento com os sindicatos.

"Muitos bancos alegam já terem implantado programas com esse objetivo, mas não dão qualquer informação aos sindicatos sobre o funcionamento desses programas. O que se vê em muitos casos são trabalhadores voltando com limitações e sendo colocados para trabalhar em locais inadequados, sem nenhum tipo de acompanhamento ou restrição para realização das tarefas", denuncia Plín­io.

Fonte: Contraf-CUT / por Assessoria de Imprensa 05/05/2011

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC