Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

15/03/2011

"Mulheres vivem momento especial", diz senadora

Marta Suplicy falou sobre gênero feminino e política em Momento Bancário em Debate Especial do Mês da Mulher

São Paulo - Para a senadora Marta Suplicy (PT-SP) as brasileiras vivem hoje um momento tão especial quanto foi, na época, a conquista do voto feminino.

 

Primeira mulher senadora eleita por São Paulo, Marta também atribui a esse momento "especialíssimo" a chegada de Dilma Rousseff à Presidência da República. "A eleição de Dilma abriu uma porta e ela tem sensibilidade para perceber isso, que existem caminhos a serem trilhados", disse a senadora, convidada especial do Momento Bancário em Debate desta segunda 14. Mediado pela presidenta do Sindicato Juvandia Moreira e transmitido ao vivo pelo site e via twitcam em parceria com a Rede Brasil Atual, o programa fez parte da comemoração pelo mês do Dia Internacional da Mulher (8 de Março).

Em apenas 21 dias após a posse de Dilma, lembrou Marta, várias mulheres chegaram a cargos nunca antes ocupados pelo sexo feminino. "Hoje temos mulheres nas vice-presidências da Câmara e do Senado e nove ministras, quando o máximo a que tín­hamos chegado era quatro. Além de uma chefa de polícia no Rio", citou.

Falta muito - Apesar disso, admitiu, as mulheres ainda não estão inseridas na política como deveriam. "Não chegamos a 10% na Câmara, e no Senado, de um total de 81 parlamentares, somos apenas 12". Ela aponta o sistema de cotas, que destina 30% das vagas de candidatos às mulheres, como um caminho, apesar de não ser implementado como deveria. "Os partidos não respeitam e as campanhas femininas não têm recursos porque se prefere apostar em candidatos homens."

Marta também traçou um triste quadro da violência contra mulheres no Brasil. Ela citou dados de estudo do Senado segundo o qual dez mulheres são assassinadas todos os dias no país e 70% desses crimes são cometidos pelos parceiros; além disso 63% das agredidas têm medo de denunciar. "Muitas vezes as mulheres não denunciam porque não têm para onde ir. É preciso criar condições para que elas tenham mais autonomia, como projetos de crédito para mulheres, mais creches e construção de casas abrigo."

Salários - A presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira levantou outro dado da desigualdade: as mulheres ganham em média 30% menos que os homens. "Metade da categoria bancária é de mulheres, mas a grande maioria dos cargos de chefia é ocupada por homens", criticou.

Juvandia lembrou ainda que é a primeira mulher a presidir o Sindicato, apesar dos 87 anos da entidade.

Mudança " A mulher pode fazer muita diferença na política, disse Marta, porque ela pensa diferente do homem. "As mulheres historicamente se ocuparam dos filhos, dos idosos, dos doentes, dos deficientes e isso, ao mesmo tempo que afastou um pouco as mulheres da política, também nos deu uma sensibilidade diferente que pode contribuir para uma nova forma de fazer política. Só temos a ganhar com a pluralidade", concluiu.

Solidariedade " Antes do início do debate, foi realizado um minuto de silêncio em solidariedade às vitimas do terremoto no Japão.

Fonte: Andréa Ponte Souza - 14/03/2011 / por Assessoria de Imprensa 15/03/2011

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC