Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

18/01/2011

Contraf-CUT completa cinco anos de história

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT) completa no próximo dia 26 de janeiro cinco anos de história com muitas lutas e conquistas. A entidade foi fundada em 2006, durante uma assembléia histórica ocorrida em Curitiba.

 

O primeiro presidente foi Luiz Cláudio Marcolino, que presidiu o Sindicato dos Bancários de São Paulo e hoje é deputado estadual eleito em São Paulo.

 

Dois meses depois, a Confederação garantiu o registro sindical e já aglutina sete federações e 110 sindicatos, representando cerca de um milhão de trabalhadores do ramo financeiro, dos quais cerca de 400 mil bancários.

Uma história que vem de longe:A história da Contraf-CUT começou muito antes da sua fundação. Suas origens se encontram na organização do Departamento Nacional de Bancários (DNB-CUT), em 1985, quando aconteceu uma história greve nacional da categoria.

Melhores salários, emprego, saúde do trabalhador, segurança contra assaltos, igualdade de oportunidades, previdência complementar, combate às terceirizações, regulamentação do sistema financeiro e defesa dos bancos públicos foram algumas das lutas que marcaram a trajetória vitoriosa da organização nacional dos bancários

Ao longo desses cinco anos, a Contraf-CUT fortaleceu a unidade dos trabalhadores do ramo financeiro e esteve à frente de todas as campanhas salariais, coordenando o Comando Nacional dos Bancários.

Com a força da mobilização e das greves, os bancários concretizaram sonhos e ampliaram conquistas. Em 2010, os trabalhadores arrancaram aumento real pelo sétimo ano consecutivo, elevação dos pisos e melhoria na participação dos lucros, além de importantes avanços sociais.

O quinto aniversário da Contraf-CUT será marcado em 2011 pela concretização da principal conquista social da última campanha. No dia 26, a entidade e os sindicatos assinarão com os bancos a adesão ao protocolo do Programa de Prevenção aos Conflitos no Ambiente de Trabalho. Trata-se de um acordo de combate ao assédio moral, um dos principais problemas enfrentados diariamente pelos trabalhadores nos locais de trabalho.

Assessoria de Comunicação- 18/11/11 - Fonte :CUT

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC