Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

03/04/2012

3º Congresso da Contraf-CUT elege nova direção nacional por unanimidade

 

Os 316 delegados do 3º Congresso da Contraf-CUT elegeram por unanimidade na manhã deste domingo (1º de abril) a nova direção da entidade para o triênio 2012-2015. Reeleito presidente, o bancário do Itaú Carlos Cordeiro comemorou a forte unidade alcançada no congresso e enumerou os desafios da próxima gestão.

 

"O 3º Congresso mostrou uma unidade muito grande tanto entre os sindicatos quanto entre as forças políticas e, desta forma, a nova direção eleita é o resultado desse processo", afirma Cordeiro, que também é presidente da UNI Américas Finanças. "A chapa eleita tem uma capacidade enorme de produção política. Avançamos muito na gestão anterior e podemos fazer ainda mais com a nova direção", projeta destacando ainda a importância de cumprir a cota de 30% de mulheres na nova diretoria.

Cordeiro vê dois eixos principais para a tarefa da Contraf-CUT no próximo perí­odo. Por um lado, está a ampliação do diálogo com outros atores da sociedade. "Precisamos dialogar com a sociedade, especialmente sobre o sistema financeiro, que é nossa área de atuação. Por isso, é fundamental a realização de uma conferência nacional sobre o tema, para que a sociedade conheça o sistema financeiro e pense em como fazer a fiscalização e o controle dele. Além disso, vamos também discutir outros temas importantes, como as reformas política e tributária", ressalta.

O outro eixo é a promoção do emprego decente no ramo financeiro, com a luta por melhores condições de trabalho, segurança, remuneração digna e proteção ao emprego. Entre os principais pontos, Cordeiro cita a luta contra o assédio moral e as metas abusivas, pela ratificação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que coà­be as demissões imotivadas, mais segurança, remuneração maior e previdência complementar. "Temos três anos para mudar essa realidade dos bancários. O Brasil está crescendo e precisa distribuir renda e melhorar as condições dos trabalhadores e esse é nosso papel enquanto dirigentes sindicais", completa.


Novas secretarias e campanha por saúde


Antes da eleição, a plenária final do 3º Congresso da Contraf-CUT aprovou por unanimidade algumas alterações estatutárias, atualizando o texto para a realidade atual da confederação. Entre as principais mudanças, estão a criação das secretarias da Mulher e de Relações de Trabalho, que já existem na estrutura da CUT.

O congresso aprovou também a realização de uma campanha nacional sobre saúde. "Vamos colocar o ano de 2012 como o ano da saúde dos bancários. Vamos tratar da saúde dos bancários de forma ampla, incluindo a saúde suplementar, o Sistema ún­ico de Saúde e outros pontos", afirma Walcir Previtale, secretário eleito de Saúde da Contraf-CUT . "Segundo os dados do INSS, a nossa categoria tem cada vez mais afastados", completa.

Esta será a primeira de um novo modelo de campanha temática que passará a ser realizada pelos bancários. "Vamos definir um novo tema a cada ano, que será trabalhado por todos os sindicatos nacionalmente, num modelo semelhante ao da Campanha da Fraternidade da CNBB", explica Cordeiro.

Também foi aprovada por unanimidade a convocação de uma conferência nacional sobre o sistema financeiro, a fim de que a sociedade possa debater o papel dos bancos, a política de crédito e a universalização dos serviços bancários. "Precisamos fazer um grande debate em todo o país sobre o sistema financeiro que temos e o que queremos, pois banco é concessão públicas e não pode visar o lucro fácil e exorbitante, mas atender aos interesses da sociedade", salienta o presidente da Contraf-CUT.


Conheça a nova diretoria executiva da Contraf-CUT:

Presidência - Carlos Cordeiro (São Paulo)
Vice-presidência - Carlos Souza (Rio de Janeiro)
Secretária-Geral - Ivone Silva (São Paulo)
Secretaria de Finanças - Roberto Von Der Osten (Paraná)
Secretaria de Imprensa - Ademir Wiederkehr (Rio Grande do Sul)
Secretaria de Formação - William Mendes (São Paulo)
Secretaria de Políticas Sociais - Andrea Freitas Vasconcelos (Roraima)
Secretaria de Política Sindical - Carlindo Abelha (Minas Gerais)
Secretaria de Organização - Miguel Pereira (Rio de Janeiro)
Secretaria de Estudos Sócio-econômicos - Antonio Piroti (Rio Grande do Sul)
Secretaria de Saúde - Walcir Previtale (São Paulo)
Secretaria de Relações Internacionais - Mario Raia (São Paulo)
Secretaria de Assuntos Jurídicos - Alan Patrício (Pernambuco)
Secretaria da Mulher - Deise Recoaro (São Paulo)
Secretaria de Relações do Trabalho - Adilson Barros (Rio de Janeiro)

Diretores executivos
Plinio Pavão (São Paulo)
Simoni Nascimento (Santa Catarina)
Mauri Sergio Souza (Campinas)
Marcos Saraiva (Ceará)
Fabiana Uehara (Brasíl­ia)
Manoel Elidio Rosa (São Paulo)
Rosalina Amorim (Pará)
Barbara Peixoto de Oliveira (Brasilia)


Postado pela Assessoria de Imprensa: 03/04/2012

Fonte: Contraf-CUT

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC