Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

09/05/2012

Adiada reunião sobre isenção de imposto de renda na PLR para dia 16

 

 

 

O governo adiou para o dia 16 a reunião entre a CUT e demais centrais sindicais com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, cujo tema principal seria a discussão de isenção do imposto de renda da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) dos trabalhadores. O encontro seria realizado nesta terça-feira, dia 8. O governo alegou problemas de agenda.

"Os trabalhadores estão aguardando essa discussão há algum tempo e esses adiamentos são muito ruins. Afinal, já existe a disposição de o governo isentar parcela da PLR", afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira, que participará do encontro com Mantega e Carvalho, no dia 16.

Em ato político do 1º de Maio promovido pela CUT, no centro da capital paulista, Carvalho anunciou que o governo decidiu conceder isenção de uma parcela do imposto de renda sobre a PLR.

A campanha da PLR sem IR foi lançada em 2011 por bancários, metalúrgicos, quà­micos, petroleiros e urbanitários. Os representantes dessas categorias entregaram proposta ao governo para diminuir a carga tributária dos trabalhadores.

Hoje os assalariados pagam IR na PLR, mas a Instrução Normativa nº 1022 da Receita Federal trata de forma diferente os acionistas de empresa ao estabelecer que "ficam isentos do imposto de renda os ganhos lí­quidos auferidos por pessoa física quando o total das alienações de ações no mercado à vista de bolsas de valores no mês não exceder R$ 20.000."

Juvandia ressalta que os trabalhadores reivindicam do governo tratamento igual ao dado a acionistas, no que se refere à PLR. "Atualmente o governo isenta em R$ 16 bilhões os acionistas das empresas. A isenção total da PLR dos trabalhadores não corresponde a um terço desse valor", destaca.

 
Postado pela Assessoria de Imprensa: 09/05/2012

Fonte: Contraf com Seeb SP

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC