Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

28/08/2012

Dia do Bancário

Os bancários, protagonistas de uma das mais organizadas categorias de trabalhadores no Brasil, comemoram seu dia nesta terça-feira 28. A data marca a realização de uma assembleia histórica na capital paulista, em 1951, que deflagrou a mais forte greve dos trabalhadores do setor financeiro até então.

Os bancários exigiam reajuste de 40%, salário mín­imo profissional e adicional por tempo de serviço. Mas diante da intransigência dos banqueiros, que ofereceram apenas o reajuste da inflação na época, cruzaram os braços por 69 dias em São Paulo, enfrentando a pressão dos patrões e a repressão do Dops (Departamento de Ordem Política e Social). A greve acabou vitoriosa quando, em 5 de novembro, a Justiça concedeu reajuste de 31%. É em homenagem à coragem desse movimento que em 28 de agosto foi instituído o Dia do Bancário.

Na verdade, a trajetória da categoria é uma história de lutas contín­uas. Antes da greve de 1951 já tinham ocorrido outras mobilizações e tantas outras mais aconteceriam nos anos seguintes. A forte organização dos bancários resultou em conquistas como a jornada de seis horas, participação nos lucros e resultados, auxí­lios como os vales alimentação e refeição e em uma vitória pioneira entre os movimentos sindicais do país: a instituição, em 1992, de uma Convenção Coletiva de Trabalho válida em todo o Brasil. A partir desse ano, bancários de todo o país passaram a usufruir dos mesmos direitos e a luta da categoria tornou-se nacional.

Mas o protagonismo dos bancários vai além das conquistas trabalhistas. A categoria teve participação ativa na construção política do país e na conquista da democracia, resistindo à ditadura, aderindo à campanha pelas Diretas Já, e engrossando greves e mobilizações de trabalhadores em todo o país por mais direitos e cidadania.

Postado pela Assessoria de Imprensa: 28/08/2012

Fonte: Seeb São Paulo

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC