Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

17/09/2012

Caixa Federal frustra em negociação

Na tarde desta sexta-feira 14, em São Paulo, durante a quarta rodada específica de negociação, os representantes da Caixa Federal decepcionaram os representantes dos empregados ao apresentarem contraproposta para algumas questões e que não contemplam as exigências dos trabalhadores.

Contratação " a proposta do banco é de ampliar o quadro em mais três mil bancários, para chegar ao final de 2013 a 95 mil funcionários. "Nossa exigência é que tenha 100 mil bancários até o final deste ano. A ampliação proposta pela empresa é insuficiente, pois as condições de trabalho nas agências estão cada vez piores", afirma Jackeline Machado, diretora da FETEC-CUT/SP.

Promoção por mérito " a CEF propôs reduzir as horas de curso da chamada Universidade Caixa de 100 para 90. Essa questão também foi rebatida pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE), destacando que o maior entrave para a realização das horas exigidas é que os bancários das agências, por conta da sobrecarga de trabalho, não conseguem fazer os cursos dentro da jornada.

Saúde Caixa " a principal reivindicação é discussão da destinação do superávit com assessoria técnica especializada. A Caixa concorda em realizar esse debate e para isso propôs a criação de Grupo de Trabalho com representantes dos trabalhadores e do banco. Para CEE a proposta é positiva, desde que os trabalhos desse GT sejam realmente encaminhados.

"Na reunião insistimos no debate da PLR Social, para que continue valorizando os empregados, e ainda no respeito à jornada de trabalho e no pagamento de todas as horas extras feitas pelos bancários. Também insistimos para a discussão de critérios para descomissionamentos e enfatizamos ainda a necessidade de solução para os debates sobre ATS e licença prêmio para todos os empregados", acrescenta Jackeline. "Para que o banco mude de postura é necessário que os empregados entrem firme na greve, com adesão dos trabalhadores de agências e concentrações."

Confira as propostas da Caixa:

  • Contratação de empregados: comprometimento de ter quadro de pessoal 95.000 empregados até dezembro de 2013.
  • Promoção por mérito: redução das horas de capacitação na Universidade Caixa para efeito de promoção por mérito de 100 para 90 horas.
  • Saúde (Beneficiário indireto): a condição de beneficiário indireto do Saúde Caixa é estendida para filhos/enteados com idade entre 21 e 24 anos incompletos e que não possuam renda proveniente de trabalho assalariado superior a 1 salário mín­imo, inclusive as provenientes de Pensão Alimentícia e Bolsa Estágio vinculada a estudo formal, individualmente ou somados, e , estendida para filhos/enteados com idade de até 27 anos incompletos que atendam simultaneamente a condição anterior e estejam cursando sua primeira graduação universitária.
  • Licenças: um para dois dias por ano para internação hospitalar por motivo de doença de cônjuge ou companheiro (a), filho, pai ou mãe.
  • Medicamentos de uso contín­uo: custeio de despesas de 50 medicamentos de uso contín­uo não custeados pelo SUS aos empregados, aposentados, inclusive dependentes diretos.
  • Grupo de Trabalho: constituir GT para discutir a sustentabilidade do Plano de Saúde e manter GT Saúde do Trabalhador.
  • Licença adoção: no caso de adoção ou guarda judicial a Caixa concederá licença remunerada à empregada adotante, pelo perí­odo de 180 (cento e oitenta) dias, independente do limite de idade de 12 anos.
  • Agência Barco: será concedido um dia útil de descanso adicional ao empregado até a semana subsequente ao retorno de um ciclo de trabalho em Agências Barco.

 

 

Postado pela Assessoria de Imprensa: 17/09/2012

Fonte: Fetec-Cut com informações do Seeb SP

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC