Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

19/09/2012

Greve continua nesta Quarta (19)

 

A Greve continua na manhã desta quarta-feira (19), pressionando os banqueiros a avançar na proposta apresentada ao Comando Nacional dos Bancários, para que atenda as reivindicações da categoria.

Foram cinco rodadas de negociação entre o Comando Nacional e representantes dos bancos. Na última reunião, em 04/09, os banqueiros não apresentaram melhora na proposta, o que fez com que a categoria se organizasse para a greve em duas assembleias (12 e 17/09).

A decisão segue orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, que considerou insuficiente a proposta dos bancos de reajuste de apenas 6% sobre o salário, a Participação dos Lucros e Resultados (PLR) e as demais verbas (vale-refeição, cesta-alimentação, fim das metas abusivas e combate ao assédio moral, dentre outras). O ín­dice representa somente 0,58% de aumento real.

 

Nota Divulgada pela FEBRABAN

Em nota divulgada a imprensa nesta terça-feira (18), a FEBRABAN alegou que a proposta apresentada ao Comando Nacional é satisfatória e que o piso passaria a ser de R$ 2.015.00. Mas, não esclareceu que esse valor é o piso salarial incorporado ao benefício, pois na verdade o piso salarial atualmente é de R$ 1.400 reais, para 6 horas de trabalho.

E disse ainda, que lamenta a decisão dos Sindicatos de recorrerem à greve, mas durante a mesa de negociação não apresentaram nova proposta ao Comando, que já havia considerado 6% insuficiente para a categoria.

 

Bancos Fechados

No total, quatro agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal aderiram a greve nesta terça (18). Os demais bancos privados, fecharam parcialmente até às 12 horas. Hoje pela manhã os Diretores voltaram as agências para reuniões.

 

Greve é direito do trabalhador garantido na Constituição

A greve é um direito do trabalhador, previsto na Constituição e regulamentado pela Lei Nº 7.783/89. É garantida pelo Estado porque é a única forma de o trabalhador exercer pressão por seus direitos diante de uma negociação fracassada com o empregador.

A assembleia no dia 12 aprovou paralisação a partir do dia 18. O Sindicato comunicou à Fenaban a decisão dos trabalhadores e publicou aviso de greve para alertar a população.

Outro aspecto importante da Lei de Greve é que ela proà­be ao empregador a dispensa de trabalhadores ou a contratação de funcionários substitutos durante a paralisação.

 

Postado pela Assessoria de Imprensa: 19/09/2012

Com informações da Contraf-CUT

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC