Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

05/02/2020

DIA DE LUTA NA CAIXA

05026 Os Diretores do Sindicato estiveram na manhã desta quarta-feira (05), nas agências da CAIXA em Taubaté e Caçapava. Conversaram com os bancários e entregaram a carta aberta falando sobre a mobilização e a Defesa do futuro da CAIXA.

Nesta semana, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) encaminhou ofício à direção da Caixa Econômica Federal reivindicando a suspensão da reestruturação, anunciada pela empresa em 22 de janeiro, e o agendamento de reunião com a comissão de empregados para debater o processo.

No ofício, a Contraf/CUT destaca que “as alterações nas áreas impactam drasticamente os empregados, que se encontram em situação vulnerável, inclusive pela falta de informações, gerando pânico quanto a eventuais extinções e dispensas das funções, que repercutem na vida financeira e pessoal dos empregados”.

A entidade lembra ainda que não houve negociação prévia com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), contrariando o parágrafo segundo da cláusula 47 do ACT 2018/2020, que prevê que a Caixa se compromete a discutir “quaisquer impactos na vida funcional dos empregados, decorrentes da implantação de novos processos de trabalho pela empresa”.

A reestruturação precariza ainda mais as condições de trabalho, acarretando problemas como mudança brusca de atividades, cobranças de metas abusivas, descomissionamentos sumários, fim de postos de trabalho e transferências compulsórias.

“É fundamental que a Caixa abra discussão com as entidades sindicais para buscar soluções para os impactos na vida funcional dos empregados, que estão sendo afetados pelas reestruturações, estabelecendo algumas garantias para que não haja prejuízos aos trabalhadores”, disse o coordenador da CEE/Caixa, Dionísio Reis.

“Sabemos que muita gente vai perder a função, outras pessoas terão que mudar de cidade. Na prática, o que está sendo feito é uma mudança significativa no conjunto das agências. Esse modelo está levando a Caixa a sair do seu papel de banco público, a sair do seu papel de banco que atende a população, e estão levando para uma visão de banco comercial”, afirmou Sérgio Takemoto, secretário de Finanças da Contraf-CUT e vice-presidente da Fenae.

 

Fonte: Com informações da Contraf

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC