Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

09/08/2019

Santander autuado pela Polícia Federal

Após denúncia do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, ao menos 18 agências do Santander foram autuadas pela Polícia Federal por não estarem com os planos de segurança atualizados. O banco espanhol retirou as portas giratórias dessas e de outras unidades em São Paulo e em outros locais do país sem antes notificar a PF e sem aprovação prévia do órgão.

A fiscalização dos itens de segurança das agências bancárias é atribuição da Polícia Federal. Para qualquer alteração, inclusão ou exclusão desses dispositivos, deve ser feito um aviso prévio à PF, que fará vistoria no local e, a partir da aprovação da mesma, o plano de segurança será atualizado.

“Em que pese o banco afirmar categoricamente que vem investindo em tecnologias de segurança nessas agências, e que estava em dia com a regulamentação da PF, os trabalhadores têm reivindicado o retorno das portas de segurança. Em pelo menos duas mesas de negociação, porém, o banco se nega a atender essa reivindicação e afirma que as novas tecnologias são eficientes”, disse a dirigente sindical e bancária do Santander Lucimara Malaquias.

“O sindicato segue reivindicando a reinstalação das portas de segurança, principalmente nas unidades situadas em locais da cidade que oferecem mais riscos. As agências que já estão atendendo sem portas permanecerão sendo monitoradas pelo sindicato, e no caso de alguma ocorrência, os bancários devem nos acionar imediatamente”, orientou a dirigente.

As denúncias podem ser feitas pelo canal específico, pelo 3188-5200 ou enviando WhatsApp para o número (11) 97593-7749. O sigilo do denunciante é absoluto.

O banco se comprometeu, na última negociação ocorrida no dia primeiro de agosto, a atualizar bancários e vigilantes sobre os novos dispositivos de segurança. “Vamos acompanhar e cobrar esse comprometimento”, afirmou Lucimara.

Fonte: SPBancários

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC