Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

17/01/2018

Em reunião com Superintendência, Sindicato cobra mais garantias na reestruturação do BB

Na última terça-feira (16/01), o Sindicato dos Bancários de Taubaté e Região, juntamente com os Sindicatos dos Bancários de Guaratinguetá e São José dos Campos, participaram de uma reunião com a Superintendência do Banco do Brasil na agência regional.

O novo Superintendente, Elder Massarioli e a Gerente Geral em gestão de pessoas, Eliana David Leão, receberam os dirigentes sindicais para tratar dos assuntos referentes a reestruturação no Banco do Brasil, lançada no último dia 05 de janeiro deste ano.

Na primeira rodada de negociação com o Banco do Brasil, os Sindicatos cobraram do banco os números detalhados da reestruturação, como o número de vagas e cortes por local. Segundo os representantes, o banco ajustou a compatibilidade de oferta de atendimento com a capacidade de atendimento em cada local. O banco assumiu o compromisso de receber e analisar situações mal ajustadas.

“Algumas carteiras vão migrar para os escritórios digitais e as migrações serão de no máximo 50km para aqueles que vão ser remanejados”, relatou Eliana. Para os gerentes assistentes, a gerente garantiu que não faltará vagas, “todos serão realocados”, afirmou.

ESCRITÓRIO DIGITAL NO LITORAL NORTE
Sobre a possibilidade de abertura de um escritório digital no litoral norte, a direção do banco ressaltou que não existe nada programado até a presente data.

SACR PARA OS CAIXAS
No dia 16 de janeiro, os caixas poderão concorrer às vagas em outras regiões. O acesso (SACR) será liberado somente para os caixas. O sistema ficará disponível até o dia 26 de janeiro. A gerente Eliana D. Leão garantiu que os que perderem a função vão concorrer em igualdade com todos, seguindo os padrões definidos pelo banco.

Outro compromisso firmado na reunião foi a questão das realocações, algo que os sindicatos repudiam. “A última opção será a realocação, porém, os caixas precisam se inscrever para as novas vagas. Enquanto tiverem vagas, os interessados podem se inscrever”, ressaltou.

TREINAMENTO NAS AGÊNCIAS
A diretora do Sindicato e funcionária do Banco do Brasil, Itamara Moura, cobrou melhores oportunidades para os bancários. Segundo a dirigente sindical, nem todos os bancários conseguem realizar os cursos exigidos pelo banco para que possam concorrer em forma de igualdade as vagas oferecidas.
“Sabemos que nem sempre os bancários conseguem realizar os treinamentos, ainda que o espaço seja disponibilizado nas agências. A rotina dos bancários é muito intensa, precisamos dar igualdade ao processo”, salientou a dirigente.

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS REMANEJADOS
Questionado pelos sindicalistas, o Banco do Brasil, afirmou que não existe um número específico de funcionários que serão remanejados. “A expectativa é que todos possam se realocar”, disse  Eliana.

REMOÇÃO COMPULSÓRIA
O Banco do Brasil garantiu que, embora prevista inicialmente, não acontecerá remoção compulsória de funcionários fora do mesmo município, no caso de não se ajustar o excesso de escriturários. Essa medida veio em resposta ao pedido para que não se tenha nenhuma remoção compulsória, porém, o banco avalia que poderá ser necessário alguma remoção no mesmo local.

GERENTES DE RELACIONAMENTO
Foi garantido que os gerentes de relacionamento que estiveram no módulo avançado da função e tiverem que mudar de cargo para cargo de gerente de relacionamento equivalente, será mantido o módulo avançado da função. Isso permitirá mais mobilidade nas nomeações se causar prejuízo aos funcionários.

INDICAÇÃO DE QUEM ESTÁ EM EXCESSO
O Banco do Brasil afirmou que não orientou nenhuma indicação de quem está em excesso nas unidades. O BB ressalta que no primeiro momento a movimentação deverá ser espontânea e a recomendação é que não haja apontamentos, comos os casos que tem chegado aos sindicatos. Os casos fora do padrão deverão ser encaminhados pelos sindicatos para verificação.

VCP PARA OS CAIXAS / MANUTENÇÃO DA GRATIFICAÇÃO
A Comissão de Empresa cobrou do banco resposta quanto ao pedido de manutenção da gratificação da comissão de caixa aos funcionários que perderam o cargo. No caso dos funcionários com função gratificada ou comissionada, será garantido quatro meses de remuneração caso não seja realocado. Para os caixas, há um entendimento do banco de que como não é uma função, é apenas gratificação de caixa, esse benefício não é concedido automaticamente.
O BB afirmou que está analisando a solicitação dos Sindicatos, para que seja mantida a remuneração dos caixas por pelo menos 4 meses, assim como na reestruturação do final de 2016 e início de 2017.

CANAL DE ATENDIMENTO
Já existe um canal de atendimento para todos os bancários que tiverem dúvidas sobre a temática das realocações. A direção do banco ressaltou que em caso de necessidade a GEPS Campinas está atendendo todos os bancários que precisarem de mais informações.

Fonte: SEEB SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (Rafael Rodrigues)

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC