Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

31/10/2010

Dilma Rousseff é a nova presidente do Brasil

Com quase 100% dos votos validos apurados, totalizando mais 56 milhões de votos, Dilma Rousseff, do PT, é eleita a 1ª Mulher Presidente do Brasil.

Dilma, eleita a 40ª presidente do Brasil, foi eleita pelos brasileiros com o compromisso de continuar o projeto iniciado pelo governo Lula em 2003. Os brasileiros votaram na candidata do PT com a convicção de que ela está preparada para governar o Brasil e, principalmente, de que ela tem plenas condições e propostas para atender as demandas do país e fazer o Brasil continuar a crescer com distribuição de renda.

Veja um pouco da história de Dilma Rousseff

Nascida em Belo Horizonte, MG, em 14 de dezembro de 1947, é economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Filha do engenheiro búlgaro Pedro Rousseff, e da professora Dilma Jane Silva, a ex-ministra teve dois irmãos : Igor e a caçula Zana. Com a perda do pai (em 1962) e a irmã (1976), Dilma fez dos amigos e companheiros sua famíl­ia.

Educada de modo tradicional, interessou-se pelos ideais socialistas durante a juventude, logo após o Golpe Militar de 1964. Iniciando na lilitância, integrou organizações que defendiam a luta armada contra o regime militar, como o Comando de Libertação Nacional (Colina) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR Palmares). Passou quase três anos presa entre 1970 e 1972, primeiramente na Oban, onde passou por sessões de tortura, e depois no DEOPS, em São Paulo.

Reconstruiu sua vida no Rio Grande do Sul, onde junto com o companheiro por mais de trinta anos, Carlos Araújo, ajudou na fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e participou ativamente de diversas campanhas eleitorais. Exerceu o cargo de secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre no governo Alceu Collares e mais tarde foi secretária estadual de Minas e Energia, tanto no governo de Alceu Collares como no de Olivío Dutra, no meio do qual se filiou ao Partido os Trabalhadores (PT) em 2001.

Participou da equipe que formulou o plano de governo na área energética na eleição de Luiz Inácio LUla da Silva à Presidência da República e 2002, onde se destacou e foi indicada para titular do Ministério de Minas e Energia. Novamente reconhecida por seus méritos técnicos e gerenciais, foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil devido aoescandâlo do mensalão, crise que levou à renúncia do então ministro José Dirceu. Foi considerada pela Revista Época uma dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Assessoria de Comunicação  - 31/10/2010

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC