Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

17/04/2013

1º Encontro Estadual de Mulheres da FETEC-CUT/SP

A FETEC-CUT/SP realizou seu 1º Encontro Estadual de Mulheres, no último sábado 13, em São Paulo, com o lema "Lugar de mulher é em todo lugar".

O evento, entre outros debates, resgatou a trajetória da mulher e seu lugar na sociedade até os dias atuais. A presidenta do Seeb São Paulo, Juvandia Moreira foi convidada para fazer a apresentação. Iniciou mostrando como as mulheres eram retratadas nos anos 1950/60, quando as publicações dirigidas ao público feminino "ensinavam" como deveriam ser prestativas para seus maridos.

Além do direito de cursar o ensino superior, o direito da mulher de votar e ser votada são um grande marco de sua transformação de objeto em sujeito. No mundo do trabalho, direitos como licença maternidade e auxí­lio creche foram lembrados como conquistas fundamentais para a sua manutenção no mercado.

O machismo impregnado na sociedade acaba sendo refletido na sua legislação. Um exemplo gritante é o Código Civil de 1916 que facultava ao homem anular o casamento caso descobrisse que a mulher não era mais virgem, prerrogativa que durou até 2002, quando foi alterado. Juvandia também lembrou importantes avanços no combate à violência contra a mulher no Brasil, com a promulgação da Lei Maria da Penha, a partir de 2006, a criação da Secretaria de Políticas Públicas para Mulher, com status de ministério, em 2003, pelo então presidente Lula e do Centro de Referência para a Mulher, pela atual presidenta Dilma Rousseff.

Atualmente, as mulheres ainda recebem salários 30% menores do que dos homens - na categoria bancária, esse ín­dice é de 24%. Além disso, as mulheres realizam uma dupla jornada, pois ainda arcam com a maior parte do serviço doméstico. "Se olharmos para nossa história, veremos que as conquistas são muito recentes e ainda temos muito para mudar. Mudanças que devem começar dentro de casa, com as relações compartilhadas, para que homens e mulheres possam evoluir juntos e transformar a sociedade", reforça Juvandia.

"Cabe a todos nós lutar pela transformação da sociedade e plena cidadania de todos. O movimento sindical é fundamental na luta das mulheres e a mudança da sua realidade passa pela mudança do nosso comportamento, com a prática de relações compartilhadas e o respeito à mulher como um direito humano", afirma Luiz César de Freitas, o Alemão, presidente da FETEC-CUT/SP.

Participaram do evento o presidente da CUT, Vagner Freitas, a bancária e vereadora de Cordeirópolis, Fátima Celin, dirigentes sindicais, bancários e bancárias de base dos Sindicatos dos Bancários do ABC, Araraquara, Assis, Barretos, Bragança Paulista, Catanduva, Jundiaí­, Limeira, São Paulo, Taubaté e Vale do Ribeira.

Os debates sobre as questões de gênero não devem ficar restritos ao segmento de mulheres, o que também se refletiu na presença das delegações no encontro. "Nós, da FETEC-CUT/SP somos de lugares diferentes, com estilos de vida e realidades muito diferentes. Esse debate é muito importante para conhecermos essas diferenças e na riqueza da diversidade fortalecemos a luta", reforçou Aline Molina, secretária de Administração e Finanças da entidade.

O encontro também repudiou unanimemente a presença do deputado Marcos Feliciano à frente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, acusado de homofobia e racismo, além de publicamente ter demonstrado sua incapacidade para exercer este papel político.

Os debates das questões de gênero, do papel da mulher na sociedade e no mundo do trabalho continuarão sendo feitos pela FETEC-CUT/SP em todos os seus fóruns de maneira transversal. "Nossa luta é por respeito, pela garantia de direitos e por igualdade de oportunidades", salientou Crislaine Bertazzi, secretária de Políticas Sociais da FETEC-CUT/SP.

 

Postado pela Assessoria de Imprensa: 17/04/2013
Fonte: FETEC-CUT/SP

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC