Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

08/12/2016

Incentivo a aposentadoria vira caça às bruxas no BB

Se o clima já era tenso entre os funcionários do Banco do Brasil, piorou ainda mais na terça-feira 6 quando os trabalhadores foram surpreendidos com uma nova alteração no Programa Extraordinário de Incentivo a Aposentadoria (PEAI).

Na toada de desrespeito aos trabalhadores, a direção da instituição financeira ampliou o público alvo do PEAI, que passa a ser estendido aos funcionários que tenham mais de cinco anos de contribuição ao PrevMais – plano de complemento à aposentadoria ligado ao Economus.

Até então só poderia aderir quem atendesse às seguintes premissas: estar aposentado ou ter condições de requerer o benefício pelo INSS até 31 de dezembro ou as condições dos fundos de pensão como a Previ e o Economus (nesse caso o prazo mínimo de contribuição era de 15 anos).

“Foi criado um verdadeiro ‘caça às bruxas’, com alguns gestores assediando moralmente subordinados. Não está sendo respeitado um momento tão delicado para a vida de uma pessoa, pois uma decisão como essa mexerá com seu futuro e de seus familiares. Além disso, esse divisionismo só interessa ao banco que sairá fortalecido para abrir novos pacotes de maldades”, critica a diretora do Sindicato Adriana Ferreira.

O prazo para aderir ao PEAI termina em 9 de dezembro. “Mesmo quem passou a integrar o público-alvo agora, tem de refletir e fazer consultas junto ao Economus. E caso decida permanecer no banco deve denunciar perseguições, pois tomaremos todas as medidas contra quem os assediar”, afirma Adriana.  “É contra todos esses desrespeitos que os trabalhadores têm de participar das manifestações que serão realizadas em defesa dos direitos e contra o desmonte.”

Defender o público é defender a cidadania
> Funcionários têm de reagir a desmonte do BB

Após contato do Sindicato, a direção do BB informou nesta terça que a mudança foi provocada devido a alguns funcionários terem solicitado a inclusão no PEAI. As denúncias devem ser encaminhadas ao Assuma o Controle (clique aqui). O sigilo do bancário é preservado.

O PEAI foi anunciado pelo banco em 20 de novembro e o objetivo é atingir 18 mil funcionários. Na mesma data foi também divulgado o fechamento de mais de 400 agências e diversos departamentos.    

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC