Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

14/06/2016

Bancários da Caixa revivem lutas travadas no governo FHC

O 32º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) acontecerá de quinta-feira (16) a domingo (19) no hotel Holiday Inn, em São Paulo, em um momento de grande preocupação com a manutenção da Caixa 100% Pública, a manutenção dos direitos e do emprego. "O lema do 32º Conecef, "Lutar sempre vale a pena - Nós somos a resistência" nos remete à luta em defesa da Caixa na década de 1990.

Tivemos que lutar muito para conseguir impedir a privatização da Caixa. Por um triz a Caixa não foi leiloada no segundo mandato FHC. Foi uma vitória para os empregados e para a sociedade que precisa ser mantida", disse a diretora de Cultura e coordenadora do Coletivo Estadual da Caixa, Jackeline Machado.

No dia 4 de junho, o Encontro Estadual dos Empregados da Caixa, da FETEC-CUT/SP, definiram quatro eixos prioritários de luta: 1. Defesa da Caixa 100% pública; 2.Não ao golpe e nenhum direito a menos; 3. Contratações já; e 4. Isonomia de direitos entre os bancários.

"A defesa da Caixa 100% é uma luta não apenas dos empregados da Caixa. Ela é uma luta de toda a sociedade. Se a Caixa deixar de ser 100% pública, mesmo se o governo mantiver a maior parte das ações, ela perde seu caráter social e terá que passar a se curvar às regras do mercado para atender aos demais acionistas", explicou a diretora da FETEC-CUT/SP.

Jackeline disse ainda que a preocupação com a manutenção da Caixa 100% pública é uma preocupação de todos os empregados da Caixa, que prometem lutar contra a abertura de capital ou outras propostas que venham a ameaçar a Caixa, assim como pela manutenção dos empregos, por mais contratações, contra a retirada de direitos e pela isonomia entre todos os empregados da Caixa.

"A fusão da Caixa com o BB é apenas um boato, mas gera preocupação porque o BB não é mais um banco 100% público e fica submetido às regras do mercado. Mas, desse governo interino, que quer "privatizar tudo o que for possível", podemos esperar de tudo. Se essa medida vier a ser apresentada realmente, vamos lutar com todas as forças contra ela."

PROGRAMAÉÃO
O 32º Conecef contará com a participação de 472 delegados de todo o país, sendo 330 representando bancários da ativa e 142 dos aposentados. A abertura do Conecef será na quinta-feira (16), a partir 19h.

Na sexta-feira (17) haverá Seminário Nacional em Defesa dos Bancos Públicos. No sábado, os delegados do Conecef serão divididos em grupos para discutir: organização do movimento; Caixa 100% pública; saúde do trabalhador e condições de trabalho; estrutura das unidades; Saúde Caixa; Funcef; aposentados; segurança bancária; jornada; isonomia; carreira; terceirização; contratação; GDP (Gestão de Desempenho Pessoal) e restruturação.

No domingo 19 serão aprovadas as resoluções e propostas para integrar a pauta específica a ser entregue à direção da Caixa para discussão do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da Campanha 2016.

Com informações do Seeb/SP.

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC