Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

26/06/2015

Fórum Regional cobra melhor acessibilidade na Caixa em São Paulo

Representantes dos trabalhadores das cidades de São Paulo, ABC Paulista, Guarulhos, Santos, Vale do Ribeira, Guaratinguetá e São José dos Campos participaram, nesta terça-feira (23), da terceira reunião do Fórum Regional de Condições de Trabalho na Caixa, que contou ainda com a participação de integrantes dos setores de logística e de infraestrutura do banco.

Vários assuntos foram discutidos no encontro, com ênfase para a garantia de acessibilidade a todos os setores e para a manutenção dos equipamentos de ar-condicionado. A finalidade é dirimir problemas que podem ser solucionados localmente, ao mesmo tempo que se busca definir quais questões têm de integrar as políticas de gestão da empresa.

Uma das reivindicações feitas, na ocasião, foi sobre a adoção de providências para garantir acessibilidade de idosos e pessoas com deficiência que se deparam com barreiras para entrar em agências sem rampas e piso tátil. Em resposta a essa demanda, e depois de afirmar não haver dados a respeito do tema, o representante da Gilog assumiu o compromisso de questionar os responsáveis pelo setor, em Brasíl­ia (DF).

Os representantes dos trabalhadores propuseram ainda a utilização dos dados do Termo de Verificação do Ambiente (TVA), no qual o tesoureiro faz levantamento periódico da situação da unidade. Foi dito, por exemplo, que as agências precisam enviar esse relatório à Gilog, devendo nele constar se há rampa ou não, como está o funcionamento de dispositivo de segurança, ar-condicionado e outras informações. Sobre esse item, especificamente, a reivindicação é para que o levantamento deixe de ser feito pelo tesoureiro, passando essa tarefa para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A Caixa ficou de analisar essa questão.

Outra cobrança foi a manutenção no sistema de ar-condicionado no prédio do Brás, zona leste da capital, já exigida tanto pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região quanto pela Apcef/SP, mas os representantes do banco disseram não ter prazo para reparo.

No que se refere às condições de trabalho na Superintendência Regional de Osasco, o banco informou que foram solucionados os problemas de proliferação de ratos e de abastecimento de água do local.

No dia 28 de julho haverá nova reunião do Fórum Regional de Condições de Trabalho na Caixa em São Paulo.

Conquista da campanha salarial 2014

A criação do fórum nacional e de fóruns regionais, para discutir e apresentar soluções às condições de trabalho na Caixa Econômica Federal, é uma conquista da campanha salarial unificada 2014.

Esses fóruns, aliás, são integrados por representantes dos empregados e por membros de diversos setores do banco. Hoje, há seis módulos-pilotos - Brasíl­ia, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os projetos-pilotos dos fóruns regionais vão funcionar até a data de 31 de agosto. O prazo inicial de seis meses foi prorrogado por solicitação da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa - Contraf/CUT). Esses espaços representam uma possibilidade de debater as demandas específicas da região, havendo a meta de aumentar o número até abranger todo o país.

Fonte: Contraf-CUT com Fenae

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC