Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

05/06/2015

Encontros Estaduais da FETEC-CUT/SP definem propostas para Congressos da Caixa e do BB

Os funcionários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil deram a largada para a Campanha Nacional 2015. Nos fóruns estaduais organizados pela FETEC-CUT/SP foram aprovadas as propostas que serão encaminhadas para os Congressos Nacionais de ambos os bancos federais, quando serão definidas as pautas específicas de negociação.

Para o 31º Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa), os empregados debateram, no Congresso Estadual realizado no sábado 30, em São Paulo, as questões de saúde do trabalhador, condições de trabalho, Saúde Caixa, Funcef, segurança bancária, jornada de trabalho e Sipon, Caixa 100% pública, isonomia, contratação de pessoal, carreira e organização do movimento.

"A Caixa freou as contratações, o que agrava a sobrecarga e trabalho e concorre para o esgotamento físico e mental dos empregados. Por outro lado, criou um processo draconiano de gestão de desempenho das pessoas, a G.D.P., que acirra a pressão por resultados. É necessário nos organizarmos para reverter essa situação" afirma Dionísio Reis diretor de Bancos Federais da FETEC-CUT SP e representante na Comissão Executiva dos Empregados - CEE-Caixa/Contraf-CUT.

Entre os temas principais do Congresso estão a luta contra a terceirização, defesa e fortalecimento do banco público, com respeito aos seus trabalhadores, ensejando a retomada da campanha por "Mais Empregados para a Caixa, Mais Caixa para o Brasil", e o fim da G.D.P.

Outra sugestão a ser encaminada ao 31º Conecef é a campanha pelo barateamento dos custos de moradia aos segmentos mais carentes da sociedade. 

Em Encontro Estadual dos Dirigentes do BB, realizado nesta terça-feira 02, na sede da FETEC-CUT/SP, foram analisados os problemas enfrentados pelos bancários da instituição federal.

Além de listarem as propostas para o 26º Congresso Nacional dos Funcionários, os dirigentes da FETEC-CUT/SP aprofundaram o debate sobre a CASSI, com exposição do diretor eleito da Caixa de Assistência, William Mendes. A partir do comparativo com os demais planos de saúde do país, foi referendada a proposta dos eleitos para saneamento, tendo como princíp­io o sistema da solidariedade da Cassi.

O Encontro Estadual do BB também debateu a troca da representação da FETEC-CUT/SP na Comissão de Empresa dos Funcionários, atualmente ocupada por Cláudio Luis de Souza, pelo também dirigente do Seeb/SP, João Fukunaga. O nome deverá ainda ser referendado pela Executiva Estadual da federação cutista.

"Foi um encontro bastante representativo, com participação de dirigentes liberados e não liberados. Para os próximos anos, nossa intenção é continuar aprimorando esse formato até que possamos contar com a presença também dos militantes de base, que muito conhecem a realidade dos locais de trabalho", afirma Irinaldo Venâncio de Barros, dirigente da FETEC-CUT/SP.

Tanto o 31º Conecef, como o 26º Congresso Nacional dos Funcionários do BB serão realizados entre os dias 12 e 14 de junho, no Hotel Holiday Inn, em São Paulo.

 

Fonte: FETEC-CUT/SP

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC