Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

14/05/2015

Funcionários têm avanços em reunião sobre Cassi

Manter a contribuição mensal dos funcionários à Cassi (Caixa de Assistência) em 3% do salário, respeitar o princíp­io da solidariedade, não reajustar a coparticipação nem criar novas cobranças até o encerramento das negociações com os representantes dos trabalhadores sobre o plano de saúde.

Esses compromissos foram assumidos pelos diretores do Banco do Brasil em reunião com a Comissão de Empresa dos Funcionários e integrantes de associações de trabalhadores da ativa e aposentados ocorrida na terça 12.

João Fukunaga, diretor do Sindicato (na foto, o segundo da direita para a esquerda), participou dos debates e destaca que os bancários estão apreensivos com a situação da Cassi, que apresentou déficit de R$ 108 milhões em 2014. "Foi positivo o banco sinalizar que quer discutir o problema com os funcionários. Ninguém aceitava o fato de a instituição querer impor ao empregado o acerto do déficit, por meio de um aumento na participação de 3% para 4,5% do salário e desembolso de R$ 1.500 para franquiar internações. Com tudo suspenso, teremos tranquilidade para chegar a acordo justo para o corpo social."

Outro tema essencial para o movimento sindical é o respeito ao princíp­io da solidariedade na Cassi, o qual garante a manutenção do plano de saúde quando o funcionário se aposenta. Nessa questão, o BB informou querer aprimorar o modelo, mas não apresentou proposta. "Achamos positiva a discussão, mas reforçamos que não abrimos mão da solidariedade entre ativos e aposentados que é um dos grandes avanços do funcionalismo na Cassi."

O banco também reconheceu que a Estratégia de Saúde da Familia (ESF) tem custo mais baixo para a Cassi. Os dirigentes sindicais cobraram mais investimentos para melhorar as CliniCassis, que são essenciais para o sucesso da ESF.

A negociação será retomada em 19 de maio e contará também com a participação de conselheiros eleitos dos funcionários na Cassi.

Leia mais
> Sindicato discute Cassi com bancários do BB

 

Fonte: Seeb SP/Foto: Augusto Coelho

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC