Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

20/01/2015

Sindicato apoia Rafael Matos como Caref do BB

Mais uma eleição para o Representante dos Funcionários no Conselho de Administração (Caref) do Banco do Brasil se aproxima: será entre 2 e 6 de fevereiro e, caso nenhum dos candidatos obtenha mais de 50% dos votos válidos, haverá segundo turno com os dois mais votados, entre 2 e 6 de março.

É a segunda eleição para o CA do BB e este ano concorrem 149 candidatos. O Sindicato indica o voto em Rafael Matos, que também conta com o apoio da ampla maioria dos sindicatos de bancários em todo o país. Rafael foi eleito Caref em 2012 e agora concorre à reeleição. O mandato é de dois anos.

É muito importante que os trabalhadores tenham um representante de fato comprometido com os interesses dos funcionários e que conte com o respaldo do movimento sindical, porque só assim ele poderá levar ao Conselho de Administração, que é a maior instância de decisão do banco, o que de fato preocupa os bancários no dia a dia e também as grandes questões da categoria, como a defesa dos bancos públicos por exemplo. Por isso Rafael é o nosso candidato", defende a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.

"Um representante eleito pelos funcionários deve levar ao Conselho de Administração as opiniões colhidas junto aos bancários e também nos sindicatos. Rafael tem esse compromisso. Realizou uma primeira gestão importante, com foco na luta por mais contratações e por maior participação do funcionalismo nos processos de reestruturação do banco. Com certeza dará continuidade a esse trabalho", opina o diretor executivo do Sindicato e bancário do BB Ernesto Izumi.

A dirigente Raquel Kacelnikas, também diretora executiva da entidade e funcionária do BB, destaca a atuação de Rafael Matos contra a terceirização. "Ele se posicionou contra a criação de empresa para operar o microcrédito, que levaria à terceirização e consequente precarização das condições de trabalho. E a luta contra a terceirização é uma das nossas mais importantes bandeiras."

Maior participação " Ex-diretor do Sindicato, Rafael Matos tem 14 anos de BB. É graduado em História pela USP, especializado em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Unicamp. Também tem MBA em Gestão de Pessoas pela Unicamp e MBA em Meio Ambiente e Sociedade pela Fesp-SP.

Rafael, que dedicou seu primeiro mandato como Caref à defesa de mais contratações, diz que, caso eleito, defenderá uma maior participação dos trabalhadores nas decisões de orçamento do banco. "O primeiro mandato foi de implantação desse processo de defesa dos trabalhadores no Conselho. O segundo será de consolidar e avançar em questões importantes. Uma delas é a maior participação do funcionalismo nas decisões sobre o orçamento porque ele se desdobra nas metas das agências e consequentemente na qualidade do ambiente de trabalho e de vida do bancário", destaca o candidato.

Conquista " A representação dos trabalhadores nos conselhos administrativos das estatais foi uma vitória do movimento sindical. A reivindicação foi encabeçada pela CUT e o governo levou a proposta ao Congresso, o que resultou na Lei 12.353, de 2010. A Lei ainda não atende a reivindicação pois o representante dos trabalhadores nos conselhos não pode participar de decisões que envolvam questões diretamente ligadas ao funcionalismo, como remuneração, mas o movimento sindical continua lutando nesses sentido.

> Leia O Espelho sobre esse assunto

O CA do BB toma as decisões mais importantes da empresa referentes a orçamento, investimentos, aquisições, criação de venda de subsidiárias, política de crédito, produtos e negócio, política de pessoal, participação nos resultados, destinação de dividendos, remuneração da diretoria, etc. Enfim, todas as decisões estratégicas do banco.

 

 

Fonte: Seeb SP

 

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC