Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

10/12/2014

Trabalhadores vão ao MTE questionar nova NR-1

A nova redação para a Norma Regulamentadora nº 1 (NR -1) será questionada por sindicalistas durante reunião com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. O encontro será na quarta 10, em Brasíl­ia.

O novo texto da NR-1 " que trata de prevenção em segurança e saúde ocupacional " está em consulta pública até 23 de janeiro e, segundo os dirigentes sindicais, pode piorar a situação dos empregados. "Não houve a participação do trabalhador, que é o principal interessado nesse debate, na elaboração dessa nova norma. Da forma como foi feita, o funcionário está totalmente excluído da elaboração e acompanhamento das políticas para, por exemplo, coibir acidentes", explica o secretário de Saúde do Sindicato, Dionísio Reis. "Na reunião vamos reforçar a reivindicação para que o texto seja retirado da consulta e revisto."

O encontro foi solicitado em carta enviada pela Contraf-CUT ao MTE. O Sindicato também enviou ofício ao ministro, no qual pedia a retirada do texto ou a ampliação do prazo da consulta pública que originalmente expiraria em 25 de setembro.

> Consulta pública para a nova NR-1 volta a ser prorrogada

"O texto base da nova NR-1 está na contramão da própria Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador (Pnsst), que segue a Convenção 155 da OIT e garante a representação dos trabalhadores nas questões e discussões que envolvem saúde e ambiente nas empresas. Não levaram nada disso em conta nessa elaboração, gerando graves falhas", critica Walcir Previtale, secretário de Saúde da Contraf-CUT.

O que está em jogo " Entre as alterações propostas para a NR-1, está a exclusão dos funcionários do processo de identificação dos riscos no ambiente laboral, além de proibi-los de propor e acompanhar a implantação de medidas de prevenção de acidentes. Todo esse processo passaria a ser prerrogativa dos empregadores. A nova redação confere aos patrões, ainda, o poder de definir qual o grau de risco no ambiente de trabalho. Eles podem, inclusive, fazer declaração de que não há risco algum aos funcionários.

O que é " As normas regulamentadoras estabelecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados a segurança e medicina no trabalho. Elas estão previstas na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e devem ser seguidas por todas as empresas que utilizam esse regime de contratação. Essas normas, no entanto, podem ser periodicamente revistas pelo MTE, como está ocorrendo atualmente com a NR-1.

 

Fonte: Seeb SP com CONTRAF-CUT

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC