Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

01/12/2014

Assinado aditivo Santander 2014

Com a aprovação pelas assembleias, o acordo aditivo Santander 2014 à Convenção Coletiva de Trabalho foi assinado, nesta sexta-feira 28. Com participação de representantes do banco e dos trabalhadores, a assinatura sela uma campanha de mobilizações e vitórias.

Foram cinco rodadas de negociação, protestos e dia nacional de luta, o que resultou na construção de um novo instrumento, renovando cláusulas pré-existentes e incorporando  cláusulas novas, dentre as quais a que estabelece o primeiro termo sobre boas práticas nas relações laborais e na prestação dos serviços financeiros.

 O termo recomenda aos gestores, dentre outros pontos, que façam acompanhamento da evolução das atividades de sua equipe de forma orientativa e evitem tom de cobrança"; "não exponham sua equipe ou um funcionário individualmente em reuniões"; "que as reuniões de planejamento das agências devem ser restritas ao horário da manhã e limitadas a 30 minutos, sempre durante a jornada de trabalho", com o objetivo de "orientar e dar foco de maneira inspiradora e motivacional, sempre observando o respeito aos funcionários e sem caráter exclusivo de acompanhamento de produção".

Também reforça a proibição da "exposição de ranking nominal em qualquer ambiente público, mesmo áreas internas da agência"; "divulgação de resultados ou ranking individual, inclusive por e-mail, citando o nome dos funcionários do local com baixa performance" e "cobrança de cumprimento de resultados por mensagens, no telefone particular do funcionário". Há proibição de "condutas que possam expor negativamente o funcionário", como o "pagamento de castigos/brincadeiras em caso do não cumprimento de metas ou divulgação de lista com nome de funcionários destacando com cores ou símbolos os baixos desempenhos".  Vale ainda ressaltar a recomendação de práticas para melhorar a relação com os clientes.

"A mobilização dos trabalhadores resultou numa uma campanha vitoriosa, iniciada ainda no primeiro semestre com as consultas às bases. Com isso, mantivemos importantes direitos adquiridos desde os tempos do Banespa e agregamos uma importante inovação, o que permitirá aperfeiçoar as condições de trabalho dos funcionários", afirma Luiz César de Freitas, o Alemão, presidente da FETEC-CUT/SP. "Agora, os sindicatos precisam ficar atentos para fazer valer a nova conquista", ressalta Alemão.

Fonte: FETEC-CUT/SP / FOTO: CAMILA OLIVEIRA AFUBESP

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC