Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

26/11/2014

A mulher como indivíduo e como protagonista

Após lutar por direitos democráticos, como o de ir às urnas, no início do século XX; por espaço no mercado de trabalho, entre as décadas de 60 e 70, o que acabou rendendo duplas ou triplas jornadas de trabalho, as mulheres seguem, neste início do século XXI, lutando pela possibilidade de ocuparem novos espaços.

Apesar dos avanços, essa trajetória reúne obstáculos como consequência do sexismo, que restringe a presença das mulheres nos cargos de poder, limita a evolução na carreira e, inclusive, impõe salários menores aos dos homens em funções semelhantes. Discriminações ainda piores para as mulheres negras.

No quadro de opressão a que muitas são submetidas, são inúmeros casos de violência doméstica, abuso sexual e ameaças patrimoniais, apenas para exemplificar.  Há ainda o desrespeito à imagem feminima pelos meios de comunicação, com reprodução de estereótipos, preconceitos e imposição de padrões de beleza, em flagrante menosprezo às múltiplas individualidades.

Aprofundar o debate sobre esta realidade também é papel do movimento sindical. Com este objetivo, a FETEC-CUT/SP realiza no próximo sábado 29, o 2º Encontro Estadual de Mulheres.

O evento contará com painéis sobre "A Mulher e o Mundo do Trabalho", "A Mulher e o Machismo" e "Apresentação do Censo da Diversidade nos Bancos com o recorte sobre as mulheres", o qual recentemente fora divulgado pela Febraban.

"O 1º Encontro realizado em 2013 foi bastante enriquecedor. Nesta segunda edição, buscaremos aprofundar as ações para enfrentamento da opressão contra a mulher em todas as situações", afirma Crislaine Bertazzi, diretora de Políticas Sociais da FETEC-CUT/SP.

"Ainda temos um longo caminho a percorrer, haja vista que hoje as mulheres continuam sendo vítimas de inúmeras práticas de violência, acarretada inclusive em função da dificuldade de ingressar no mercado de trabalho. Precisamos consolidar avanços, como por exemplo, ampliar o número de creches e escolas para os filhos, evoluir nas responsabilidades compartilhadas no interior das famíl­ias e nos mecanismos de empoderamento das mulheres, de maneira com que possamos ser também protagonistas das mudanças da evolução da sociedade", salienta a dirigente da FETEC-CUT/SP.

 

Confira a programação:

 

2º ENCONTRO ESTADUAL DE MULHERES DA FETEC-CUT/SP

Data: 29/11/2104

Local: Auditório Azul do Sindicato dos Bancários de São Paulo - Rua São Bento, 413-Centro -SP

08h30 - Credenciamento e Café da Manhã

09h - Mesa de Abertura

10h - Mesa de debates

Painel 1: A Mulher e o Mundo do Trabalho

Convidada: Sonia Auxiliadora Vasconcelos da Silva , secretária da Secretária Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT/SP (gestão 2012 " 2015), Vice-Presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Presidente Prudente (SINTRAPP) e Coordenadora Geral da Escola Sindical São Paulo

Painel 2: A Mulher e o Machismo

Convidada: Susana Amalia Palacios, psicanalista , fundadora da Escola de Psicanálise de Niterói , da Escola de Psicanálise de São Paulo e coordenadora do Instituto Tempos Modernos

Painel 3: Apresentação do Censo da Diversidade-Mulheres

Convidada: Ivone Maria Silva , vice-presidente da CONTRAF-CUT e secretária geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

13h - Encaminhamentos e Encerramento

 

Fonte: FETEC-CUT/SP

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC