Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

17/09/2014

Fenaban apresenta síntese do 2° Censo da Diversidade

Nesta terça-feira 16, na negociação com o Comando Nacional dos Bancários, a Fenaban (Federação dos Bancos) apresentou apenas uma sín­tese do resultado do 2º Censo da Diversidade, realizado entre os dias 17 de março e 9 de maio, com a participação de mais de 40% dos 440 mil bancários de todo o país.

"Mesmo depois de tanto tempo, os bancos ainda não nos entregou a pesquisa completa para que realmente saibamos se houveram avanços ou não questões relacionadas à igualdade de oportunidades da categoria", afirma Luiz César de Freitas, o Alemão, presidente da FETEC-CUT/SP.

Segundo os dados apresentados pela Fenaban, o número de negros no setor cresceu de 19 para 24%, porém, a amostragem não foi feita por banco. A Fenaban continua a insistir que não existe discriminação de gênero, mas os salários das mulheres continuam menores. Segundo o Dieese, de 2008 a 2014, essa diferença salarial diminuiu 1,5% e se continuar avançando tão lentamente, irá demorar 88 anos para chegar a equiparação salarial.

Outro dado relevante apontado na apresentação é em relação aos homoafetivos. Apenas 38,4%, dos que responderam ao questionário, se utilizam dos avanços da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), sobre isonomia de tratamento, como os planos de saúde. A inclusão de perguntas relacionadas à orientação sexual foi novidade nesse censo. O Comando afirmou que precisa ser investigado o motivo da baixa adesão.

A proposta do Comando para diminuir as distorções salariais de raça e gênero no setor, é um Plano de Cargos e Salários (PCS) com regras claras. Mas a Fenaban se nega a debater o tema, pois reafirmaram que é problema de gestão de cada banco. "É muito importante que todos os bancários tenham conhecimento das regras do PCS para que todos tenham as mesmas condições de disputar uma promoção", reforça Alemão.

Na parte da tarde, o debate foi sobre saúde. O Comando Nacional reforçou que é importante acabar com as metas abusivas que adoecem os trabalhadores, principalmente os que atuam nas agências e trabalham diretamente com a venda de produtos. Os dados pendentes sobre afastamentos prometidos pela Fenaban serão entregues na próxima semana.

A negociação continua nesta quarta-feira 17, às 10h, em São Paulo, para tratar das pendências segurança e saúde.

 

 

Fonte: FETEC-CUT/SP   Foto: Mauricio Morais/Seeb SP

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC