Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

02/09/2014

Plebiscito: diga SIM para mudar!!

Nesta semana, de 01 a 07 de setembro, os eleitores brasileiros têm um importante compromisso: participar do plebiscito sobre a reforma do sistema político brasileiro. A consulta popular será feita a todo o país, em uma única pergunta: Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?

O Plebiscito vem como via democrática e popular para a reversão de um sistema político saturado pela inversão da representatividade pública no Congresso. Inspirada pelas manifestações de junho de 2013,  a proposta da presidenta Dilma quer abrir caminhos para que sejam concretizadas no Brasil mudanças estruturais que resultem em avanços efetivos para beneficiar todo o conjunto da sociedade brasileira.

 

Mais de 300 entidades " movimentos sociais e sindicais, associações e partidos políticos " estão participando da organização dessa consulta. Já foram criados cerca de mil comitês populares no país. A FETEC-CUT/SP e sindicatos filiados estão engajados nesta luta por considerarem de fundamental importância a participação popular nos rumos do país. "O Congresso Nacional já deu inúmeras demonstrações de que não fará as mudanças de que país precisa. Hoje, se sobrepõe à legítima representação popular um conservadorismo de elite que sufoca os reais interesses do povo. O Plebiscito empodera a sociedade para realizar as mudanças que o legislativo barra por interesses dos grandes grupos financeiros" afirma Luiz César de Freitas, o Alemão, presidente da FETEC-CUT/SP, ao lembrar a orientação do Comando Nacional dos Bancários para que os sindicatos percorram as agências bancárias coletando os votos da categoria.

O objetivo dos organizadores é conseguir mais de 10 milhões de votos, número atingido pelo plebiscito popular realizado em 2002 contra a adesão do Brasil à àrea de Livre Comércio das Américas (Alca). Naquele ano, 98% dos participantes disseram não à assinatura do acordo de interesse dos Estados Unidos, descartado em 2005 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que livrou o país de seguir a rota desastrosa de recessão do México, signatário do acordo, nos anos seguintes.

Uma vez instaurada a Assembléia Constituinte Exclusiva, sua missão será, então, representar a maioria da sociedade na reformulação do sistema político-eleitoral brasileiro.

Conforme as leis atuais, apenas o Congresso Nacional pode convocar um plebiscito. No entanto, do ano 2000 para cá, os movimentos sociais brasileiros vem se articulando com força determinante para a organização de Plebiscitos Populares sobre temas diversos, justamente pela inoperância do Legislativo frente aos anseios da população.

 

Como participar " Qualquer pessoa ou grupo pode organizar um local de votação com uma urna. Para participar da organização, basta procurar um Comitê Popular já existente no municíp­io ou criar um novo, com membros da comunidade, familiares e amigos e, então, cadastrá-lo no site do Plebiscito. A partir daí­ é preciso realizar as atividades de conscientização e organizar os locais de votação.

Na internet - Além das urnas físicas, também está prevista a coleta de votos pela internet, já nas primeiras horas do dia 1º. A urna virtual ficará disponà­vel no site WWW.plebiscitoconstituinte.org.br. Só aceitará votos de pessoas devidamente identificadas e não permitirá participação em duplicidade.

 

Fonte: FETEC-CUT/SP

 

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC