Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

15/04/2014

Diretores participam da Palestra sobre doação de sangue e medula óssea

Os Diretores do Sindicato participaram nesta sexta-feira (11), da Palestra sobre doação de sangue e cadastramento de doação para medula óssea, no Departamento de Ciências Jurídicas da Unitau. Essa ação de conscientização foi promovida pelo Projeto "Jus Sanguinis", idealizado pelo prof. Fernando Gentil em parceria com o Hemonúcleo de Taubaté.

Durante a palestra, uma representante do Hemonúcleo e o Professor Fernando esclareceram as dúvidas frequentes sobre a doação de sangue, e explicaram sobre a Lei n° 219/09, no qual os doadores voluntários de sangue do Estado têm direito ao mesmo atendimento dos idosos em filas de bancos e no âmbito da Justiça Estadual, com relação à prioridade.  Em Taubaté, a Lei 4.311, de autoria do Vereador Luizinho da Farmácia, assegura aos doadores de sangue do municíp­io o atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais, supermercados, bancos, eventos culturais e lotéricas.

Sobre a doação da medula óssea, a Professora Dr. Lúcia César explicou sobre o cadastramento realizado no Hemonúcleo, onde os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue para testes, que determinam as características genéticas. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares.

"São muitos os mitos sobre a doação de sangue e medula óssea, essa ação pode aumentar as chances de cura de um paciente, pois em ambos os casos o procedimento é simples. Seja um doador e ajude a salvar vidas.", ressalta Casé, Presidente do Sindicato dos Bancários.

 

 

Hemonúcleo Taubaté

 

Para ser um doador basta comparecer com um comprovante de identidade no Hemonúcleo Taubaté, localizado na Rua Joaquim Tavora, s/nº, o horário de funcionamento é das 07:30h até 14:30h.

 

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC