Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

07/03/2014

8 de Março: por igualdade, liberdade e autonomia

O 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. A data foi escolhida por marcar a morte de 300 trabalhadoras norte americanas em 1857, que lutavam por seus direitos.

No decorrer da história, as mulheres estão na luta em todas as esferas por igualdade de direitos. No Brasil, batalhas contra a discriminação exercida por uma sociedade patriarcal e machista estão sendo vencidas, mas ainda falta muito, além disso, são maioria no mercado informal. Isso, muitas vezes, se deve à responsabilidade que ainda é imposta à mulher, de ter que conciliar a profissão com os trabalhos domésticos.

"Uma sociedade justa é construída com igualdade de oportunidades, por isso, a luta das mulheres é tão importante para colocarmos fim ao preconceito. Elegermos uma mulher para o comando do país foi um importante passo na evolução da nossa sociedade, mas ainda existe muito a ser conquistado", afirma Luiz César de Freitas, o Alemão, presidente da FETEC-CUT/SP.

Bancárias - A categoria bancária é pioneira e protagonista de conquistas históricas, entre elas a ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias. E agora, uma das conquistas da Campanha Nacional 2012 está se materializando: o II Censo da Diversidade no setor financeiro, organizado em conjunto entre representantes dos bancários e dos bancos, traçará o Mapa da Diversidade atualizado. Os questionários deverão ser respondidos entre 17 de março e 24 de abril.

"Para fortalecer ainda mais a categoria é importante a participação de todas as bancárias e bancários no Censo, já que é uma maneira importante de sabermos de fato quem são e sua real necessidade. O sistema não divulgará os dados dos trabalhadores, que poderão responder com tranquilidade o questionário", reforça Crislaine Bertazzi, diretora de Políticas Sociais da FETEC-CUT/SP.

Desta vez, haverá perguntas sobre a orientação sexual e identidade de gênero, além de saber a natureza do banco, se pública ou privada. A primeira edição do Censo foi realizada em 2008, dados que agora devem ser atualizados pela categoria.

Confira o Notícias da FETEC Especial Mulheres

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC