Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

17/01/2014

GT que acompanha projeto-piloto de segurança volta a se reunir no dia 20

A Contraf-CUT e o Sindicato dos Bancários de Pernambuco voltam a se reunir com a Febraban na próxima segunda-feira, dia 20, em Recife, para acompanhar o andamento do projeto-piloto de segurança bancária, implantado em 209 agências da capital pernambucana, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Trata-se de uma das conquistas das negociações da Campanha Nacional dos Bancários de 2012.

Também deverão participar da reunião do Grupo de Trabalho (GT) os demais atores envolvidos no projeto-piloto, como a Secretaria de Defesa Social (SDS) do governo estadual, as prefeituras das três cidades, comandos das polícias militar e civil e Ministério Público.

O projeto-piloto foi assinado no dia 14 de maio do ano passado, com prazo de 90 dias para instalação dos equipamentos previstos (porta giratória com detector de metais, câmeras internas e externas, biombos em frente aos caixas, guarda-volumes e cofres com retardo), além da presença de vigilantes armados e com coletes a prova de balas.

Além do GT, a Contraf-CUT, o Sindicato e a Febraban se reúnem na terça e quarta-feira, dias 21 e 22, com os gestores das agências que integram o projeto-piloto. Serão quatro reuniões, uma para cada grupo de cerca de 50 gerentes, com duas horas de duração.

"Propomos esse encontro com representantes das unidades para explicar o andamento dos trabalhos, sensibilizá-los sobre a importância do projeto-piloto, dialogar e prestar esclarecimentos", afirma o secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr. "Quem está na agência precisa saber o que está acontecendo e se manifestar também neste processo de acompanhamento", ressalta.

Em fevereiro, o andamento do projeto-piloto estará na pauta da Mesa Temática de Segurança Bancária, em São Paulo, com a participação da coordenação do Comando Nacional dos Bancários e do Coletivo Nacional de Segurança Bancária. Na ocasião, a Febraban apresentará também a estatística nacional de assaltos e ataques a bancos no segundo semestre de 2013, conforme determina a convenção coletiva dos bancários.

Biombos instalados

A agência Peixinhos, única da Caixa fora dos padrões de segurança, solucionou parte dos problemas de adequação ao projeto-piloto, após notificação do Sindicato.

O diretor do Sindicato e representante do Nordeste no Coletivo Nacional de Segurança Bancária, João Rufino, esteve na unidade e constatou a instalação do biombo em frente da bateria de caixas e a colocação de algumas cadeiras na área de atendimento interna.

Segundo informação da Reseg, área encarregada pela segurança no banco, a Caixa comprou as duas lojas contà­guas para ampliar a agência, aumentar o número de assentos internos e resolver os problemas que persistem na área de autoatendimento.

De acordo com o dirigente, o Sindicato também está em contato com o Banco do Brasil e o Itaú para solucionar os problemas de inadequação dos biombos instalados em suas baterias de caixa. "Os biombos têm de garantir que a área seja indevassável, o que não ocorre no BB e em parte do Itaú. No BB, o material é transparente. Já o Itaú instalou o equipamento com dois tipos de materiais diferentes, um deles não atende e precisa ser substituído, o que já foi requerido pelo Sindicato", observa.

Dados da SDS, repassados na última reunião do GT ocorrida no dia 23 de dezembro, mostram que a instalação de biombos nas baterias de caixas das agências reduziram em 70% os crimes conhecidos como "saidinhas de banco" no Recife. Em contrapartida, as ocorrências migraram para a Região Metropolitana de Recife. Para Rufino, "as estatísticas da própria polícia mostram a eficiência do equipamento".


Fonte: Contraf-CUT com Seec Pernambuco

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC