Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

10/12/2013

FETEC-CUT/SP completa 24 anos

 Neste ano a FETEC-CUT/SP completa 24 anos de fundação em meio a um cenário de intensa participação popular e transformação social.

Fundada em 09 de dezembro de 1989, com o objetivo de organizar os bancários do Estado de São Paulo e de lutar por liberdade e autonomia sindical, a FETEC-CUT/SP veio ao longo dessas duas décadas atuando pelo fortalecimento da categoria e para a construção de uma nova Nação.

Ao mesmo tempo em que colaborou para a ascensão de um governo democrático popular no Brasil, a federação cutista empreendeu esforços em defesa da unidade dos trabalhadores, fazendo dos bancários a primeira categoria a firmar um acordo nacional, a Convenção Coletiva de Trabalho, hoje com 21 anos.

Nesse perí­odo, a atuação da FETEC-CUT/SP também foi determinante para o avanço da participação das mulheres e dos jovens nas instâncias sindicais e na luta por defesa e garantia de direitos.

Os debates sobre gênero e raça também ganharam vigor dentro da atuação da federação cutista, resultando em um olhar mais apurado na luta contra as discriminações ainda vigentes nos locais de trabalho e na sociedade.

Também vale destacar como resultado da organização dos bancários, por meio da atuação dos sindicatos no Estado, a conquista e manutenção por 10 anos consecutivos de ganho real na remuneração da categoria, a conquista da licença maternidade por 180 dias e, mais recentemente, do vale-cultura.

Neste contexto de lutas e conquistas, a FETEC-CUT/SP também segue atuando para fortalecer as mobilizações da CUT em favor das pautas de interesse da classe trabalhadora. O objetivo é defender a continuidade dos avanços com respeito à democracia brasileira.

Dentre as principais pautas desse momento estão as lutas contra o Projeto de Lei nº 4330/04 das terceirizações; pelo fim do fator previdenciário; 10% do PIB para a educação; 10% do orçamento da União para a saúde; transporte público e de qualidade; valorização das aposentadorias; pela democratização dos meios de comunicação, e por reformas agrária, política e tributária.

"Aliamos as mobilizações da categoria por melhores condições de salário, trabalho, saúde, segurança e de igualdade de oportunidades, às ações por melhor distribuição de renda, por trabalho decente, respeito aos direitos básicos e melhor qualidade de vida no país", afirma Luiz César de Freitas, o Alemão, presidente da FETEC-CUT/SP.

Para Alemão, tratam-se de várias vertentes de uma luta que é única e permamente. "Construir um país melhor para todos os brasileiros é um propósito que está no âmago da federação cutista do Estado de SP, por isso tiramos lições da história para aperfeiçoarmos nossa luta no presente com o olhar voltado para o futuro", conclui o presidente da FETEC-CUT/SP.

 

Fonte: FETEC-CUT/SP

 

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC