Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

14/10/2013

Bancários de Taubaté e Região aprovam propostas e greve é encerrada

Os Bancários de Taubaté e Região aprovaram em assembleia na tarde da última sexta-feira (11), a proposta de acordo da Fenaban, Banco do Brasil e Caixa Federal. Os funcionários dos bancos público e privados consideraram positivo o avanço obtido na Campanha Nacional 2013 e decidiram pelo fim da greve na região.

A greve nacional dos bancários teve inicio no dia 19 de setembro, durando 23 dias e sendo considerada a maior greve da categoria dos últimos 20 anos. Diante da intransigência dos banqueiros, os bancários foram à luta em movimento crescente, paralisando mais de 12 mil postos de trabalho, dentre agências, centros administrativos e call centers em todo o país.

Conforme a proposta da Fenaban aprovada nas assembleias, será concedido reajuste de 8% nos salários e benefícios (1,82% de aumento real), além de 8,5% nos pisos de ingresso (2,29% de aumento real). Na PLR (Participação nos Lucros e Resultados), o reajuste será de 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional. Também está prevista a elevação de 2% para 2,2% o lucro lí­quido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.

Com relação às questões sociais, está prevista a inclusão de três novas cláusulas: proibição de os bancos enviarem SMS aos bancários cobrando resultados, abono-assiduidade de um dia por ano e adesão ao programa de vale-cultura do governo, no valor de R$ 50,00 por mês.

No que diz respeito às questões específicas nos bancos federais, há conquistas nas condições de trabalho. No BB estão previstas contratações de 3 mil concursados, avanços na questão dos caixas executivos e combate ao assédio moral. Na Caixa Federal, a proposta prevê pagamento de todas as horas extras nas agências com até 15 empregados, manutenção da PLR Social e redução do tempo para promoção por mérito.

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC