Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

NOTÍCIAS

05/09/2011

Comando Nacional negocia saúde e segurança com Fenaban nesta segunda

 

Nesta segunda e terça-feira (5 e 6), acontece a segunda rodada de negociação da Campanha Nacional dos Bancários 2011, em São Paulo. O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, se reúne com a Fenaban para discutir os itens da pauta de reivindicações ligados àsaúde e condições de trabalho e àsegurança bancária.

 

> Clique aqui para saber o resultado da primeira rodada de negociação

Entre as reivindicações de saúde, destacam-se o combate ao assédio moral e o fim das metas abusivas, ambos eleitos pelos bancários como prioridades da campanha nas consultas realizadas pelos sindicatos e na pesquisa nacional realizada pelo Dieese a pedido da Contraf-CUT. Dos 27.644 bancários ouvidos, 63% apontaram os dois problemas como prioritários nos temas de saúde do trabalhador.

"São temas fundamentais e inseparáveis, uma vez que a lógica da cobrança por metas está na raiz do crescimento dos casos de assédio moral", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional. "Os bancos instalaram um clima de pressão constante sobre seus funcionários que beira o terror. Não é à toa que os casos de adoecimento psíquico têm crescido rapidamente entre os bancários. Não é possível falar em emprego decente numa situação como essa", completa.

As reivindicações da pauta de Saúde do Trabalhador incluem ainda itens importantes, como o reembolso de consultas médicas e do valor gasto em medicamentos de uso contín­uo, e ampliação do número de horas para a amamentação no caso de filhos gêmeos, entre outros.

Segurança Bancária

As reivindicações relativas àsegurança bancária também estão na pauta da próxima reunião com os banqueiros. Os trabalhadores reivindicam melhoria da assistência médica e psicológica às vítimas da violência e insegurança nos bancos; instalação de mais equipamentos de prevenção contra assaltos, sequestros e extorsões; adicional de 30% de risco de morte no valor da remuneração mensal; entre outras demandas.

"Os bancários estão expostos ao risco cada vez maior de assaltos. Somente no primeiro semestre deste ano foram 838 ataques a bancos e ocorreram 20 mortes em assaltos envolvendo bancos no mesmo perí­odo, segundo levantamentos feitos pela Contraf-CUT e pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV). É uma situação inaceitável", afirma Cordeiro.

Comando Nacional orienta mobilização

Para pressionar os bancos e buscar novas conquistas na mesa de negociação, o Comando Nacional, reunido na segunda-feira (29), em São Paulo, decidiu orientar os sindicatos a intensificar a mobilização e a realizar semanas nacionais de luta, focando o tema que estará em negociação na mesa da Fenaban, conforme abaixo:

- 5 a 9 de setembro: saúde, condições de trabalho e segurança;
- 12 a 16 de setembro: remuneração.

O objetivo é aumentar a mobilização da categoria e dialogar com os clientes e a sociedade, mostrando a importância das reivindicações dos bancários, que visam emprego decente e melhoria do atendimento bancário para todos os cidadãos brasileiros.

Calendário de negociações com Fenaban

2ª rodada: 5 e 6 de setembro - saúde, condições de trabalho e segurança
3ª rodada: 13 de setembro - remuneração

Calendário de negociações específicas com os bancos públicos

2 de setembro: Caixa e Banco do Nordeste
8 de setembro: Banco do Brasil e Caixa
9 de setembro: Banco do Brasil e Banco da Amazônia
14 de setembro: Caixa

Fonte: Contraf-CUT / por Assessoria de Imprensa 05/09/2011

•  Veja outras notícias
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC