Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - SANTANDER

05/04/2011

Em reunião com Sindicato dos Bancários de São Paulo, Santander garante que não haverá demissão em massa

"Não haverá demissão em massa", foi o que garantiu há pouco a direção do banco Santander, em reunião com representantes do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. A direção do banco afirmou que haverá um processo de otimização das áreas centrais da instituição, mas que para isso será dada prioridade a mobilidade interna. Ou seja, o banco Santander se comprometeu em preencher as vagas existentes primeiramente com os trabalhadores do próprio banco, para aproveitar os funcionários do quadro e evitar assim as demissões.

Atendendo à reivindicação do Sindicato, o banco garantiu ainda que dará conhecimento das vagas existentes para todos os funcionários e que a entidade sindical irá acompanhar todo o processo.

"Vamos continuar acompanhando de perto cada etapa para garantir que não haja cortes. Um banco do porte do Santander, em pelo processo de expansão de negócios e registrando lucros elevados, inclusive no Brasil, que foi a sucursal mais lucrativa do grupo, 25% do resultado, não tem nenhum motivo para demitir trabalhadores", afirmou Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato.

A secretária de finanças do Sindicato e funcionária do banco, Rita Berlofa, afirmou que a entidade cobrou ainda a prorrogação do "pijama", salientando a enorme demanda de trabalhadores aptos a aderir e a existência da mesma prática no Santander em outros países. "Foi muito importante a pronta reação dos trabalhadores para acabar com essa ameaça de demissão. Os bancários devem caminhar mobilizados e junto ao Sindicato", destacou.

A direção do banco ficou de avaliar a reivindicação do Pijama. Por parte do Banco, participaram da reunião, Líl­ian Guimarães, vice-presidenta de RH do Santander e Jeronimo dos Anjos, superintendente de relações sindicais. Além de Rita Berlofa e Juvandia Moreira, também participou da reunião, Paulo Salvador, presidente da Afubesp " Associação dos Funcionários do Banespa, Banesprev e Cabesp.

As denúncias de que haveria em curso um plano de demissões em massa surgiu na noite de quinta 31. Na manhã seguinte, os trabalhadores já se mobilizaram e, antes das 7h, já estavam na frente da Torre do banco denunciando e protestando. No final da tarde, o Sindicato enviou uma carta cobrando uma reunião, para pedir esclarecimento sobre as denúncias.

Somente em 2010, o Santander registrou no Brasil a bagatela de R$ 7,4 bilhões de lucro, valor nada menos do que 34% superior ao resultado de 2009. Com esses números, o mercado brasileiro ultrapassou até mesmo o espanhol e se tornou o mais lucrativo do banco no mundo, com 25% do total. A Espanha representa, hoje, 15%.

Fonte: FETEC-SP / por Assessoria de Imprensa 05/04/2011

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC