Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - SANTANDER

14/12/2012

Bancários europeus do Santander repudiam demissões em massa no Brasil

As entidades sindicais da Espanha, Reino Unido, Itália, Alemanha e Portugal que integram o Comitê de Empresa Europeu do Santander rechaçaram as demissões unilaterais do banco no Brasil. Em comunicados divulgados na quinta-feira (13) em espanhol e inglês, as representações dos trabalhadores expressaram solidariedade com os demitidos e suas famíl­ias e cobraram da direção mundial do Grupo a abertura imediata de negociações.

Clique aqui para ler o comunicado em espanhol.

Clique aqui para ler o comunicado em inglês.

"Os processos de reestruturação que o Grupo Santander realiza devem ser feitos por acordo, com participação sindical e esgotadas todas as vias através de fórmulas não traumáticas para o emprego, como consta nos distintos acordos e convenções que o Grupo tem assinado", destacam as entidades.

"Não é socialmente responsável nem admissível nenhuma forma de omissão de informação e consulta à representação sindical que a empresa deve realizar quando se trata de reestruturação que afeta a dispensa em massa de parte de seus trabalhadores", salientam.

"O Comité de Empresa Europeu se dirige à alta direção de Recursos Humanos do Grupo para exigir com toda firmeza o início imediato de um processo de negociação com a representação sindical no Banco Santander Brasil para garantir uma saída não traumática e nas melhores condições para as pessoas afetadas no ajuste de emprego iniciado pela empresa", propõem.

A Contraf-CUT agradece o apoio e a solidariedade dos bancários europeus do Santander. "Estamos todos juntos na luta por emprego e melhores condições de trabalho. Se o banco não demite na Espanha onde há crise, nem em outros países da Europa e da América Latina onde atua, não tem por que dispensar trabalhadores no Brasil, que participa com 26% do lucro mundial da instituição", destaca Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e da UNI Américas Finanças.

Postado pela Assessoria de Imprensa: 14/12/2012
Fonte: Contraf-CUT

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC