Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - SANTANDER

18/01/2013

Sindicatos filiados à  FETEC/CUT-SP firmam acordo com Santander

A partir de agora, o Santander deve reintegrar ou indenizar de forma mais vantajosa os funcionários demitidos no último mês de dezembro, sem justa causa, em toda a base da FETEC/CUT-SP, conforme negociado entre o banco e as entidades sindicais.

Nesta quarta-feira 16, sindicatos filiados à FETEC/CUT-SP da região Metropolitana e do interior do Estado (vide abaixo) assinaram com o Santander o acordo contendo as regras negociadas entre o banco e os representantes sindicais, a partir de ações na Justiça frente às demissões em massa realizadas pela instituição às vésperas do último Natal.

Aprovado em assembleias, o instrumento em questão já havia sido firmado pelos Sindicatos dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e do ABC Paulista, ambos também da base da FETEC/CUT-SP.

O acordo, que pode ser estendido a todo o país, prevê a reintegração de bancários com diagnóstico comprovado de câncer, HIV e Lupus, e os empregados que estavam há seis meses da estabilidade pré-aposentadoria. O instrumento também estabelece indenização aos desligados com menos de 10 anos de empresa, para quais devem ser pagos um salário adicional, de valor nominal com limite de R$ 5 mil, mais seis meses de vale-alimentação. Para os demitidos com mais de 10 anos de casa, já havia previsão de indenização.

Na avaliação da FETEC/CUT-SP, o acordo revela uma importante vitória dos trabalhadores. "Por meio de paralisações, manifestações e denúncias àsociedade, além de ações na Justiça, conseguimos barrar um processo que poderia ter sido muito pior", afirma Alberto Maranho, diretor de Bancos Privados da FETEC/CUT-SP.

Embora o Santander tenha divulgado uma lista com 1.280 desligamentos em dezembro, havia indícios de que os cortes seriam maiores, como parte de um processo de reestruturação e contenção de despesas. "A mobilização foi determinante para que as demissões fossem suspensas e para que fossem abertas negociações com vistas a minimizar o impacto dos desligamentos", complementa Luiz César de Freitas, o Alemão, presidente da FETEC/CUT-SP.

"Além da suspensão dos cortes, conseguimos firmar um acordo prevendo readmissões. E, embora o número seja pequeno, essa é uma conquista que deve ser valorizada, já que nos instrumentaliza para outros possíveis embates. Também devemos ter em mente que a assinatura do acordo não encerra a luta contra as demissões. Vamos seguir cobrando do Santander o respeito aos direitos dos demais trabalhadores e ao diálogo social, tendo como parâmetro a defesa do emprego como indutor do desenvolvimento econômico e social", conclui Alemão.

 

Sindicatos que firmaram o acordo nesta quarta-feira 16:

Sindicato de Bancários de Araraquara;
Sindicato de Bancários de Assis e Região;
Sindicato de Bancários de Barretos e Região;
Sindicato de Bancários de Bragança Paulista e Região;
Sindicato de Bancários de Catanduva e Região;
Sindicato de Bancários de Guarulhos e Região;
Sindicato de Bancários de Jundiaí­ e Região;
Sindicato de Bancários de Limeira e Iracemápolis;
Sindicato de Bancários de Mogi das Cruzes e Região;
Sindicato de Bancários de Presidente Prudente e Região;
Sindicato de Bancários de Taubaté e Região;
Sindicato de Bancários do Vale do Ribeira e Região.

 

Postado pela Assessoria de Imprensa: 18/01/2013
Fonte: FETEC-CUT

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC