Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - SANTANDER

05/07/2016

Protesto no "coração" do Santander

Representantes dos funcionários de todo o país protestaram na manhã da terça-feira 5, Dia Nacional de Luta, no principal complexo administrativo do Santander, a Torre, localizada na zona oeste da capital. A mobilização foi resposta à direção do banco espanhol que se nega a atender às reivindicações dos trabalhadores nas negociações sobre o Acordo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

"Embora o banco esteja com nossa pauta desde 12 de maio e muitas das questões já vêm sendo discutidas no Comitê de Relações Trabalhistas, o Santander se limitou, até agora, a apenas querer renovar as cláusulas, mas, por exemplo, impondo dificuldades para que as pessoas tenham acesso às bolsas de estudos", afirma a diretora executiva do Sindicato Maria Rosani, acrescentado que nova rodada de negociação ocorre na quarta-feira 6. "Esse dia de luta foi para mostrar nossa insatisfação e cobrar do Santander que apresente avanços aos trabalhadores e não retrocesso."

> O Santander não pode fazer nada por você

Adiantamento de férias " Um bancário que trabalha na Torre considera que se fosse atendida a reivindicação de empréstimo de férias " correspondente a um salário para ser pago em dez vezes sem juros ", isso tranquilizaria muitas as pessoas. "Quando voltamos das férias, a grana é mais curta e parece que o mês fica mais longo. E se ocorre imprevisto e surgem gastos extras, compromete todo nosso orçamento. Saber que poderia contar com esses recursos traria muito mais segurança. Além disso, nós somos os grandes responsáveis pelo lucro que o Santander tem a cada ano. Por que não temos esse direito num momento de aperto?"

Camilo Fernandes, presidente da Afubesp, ressalta que esse empréstimo já é um direito de funcionários oriundos do antigo Banespa (incorporado pelo Santander) e que é um das propostas na pauta que está com o banco. "Queremos que todos tenham esse direito. Ou seja, isonomia de direitos entre todos os funcionários."

Outro ponto destacado pelo trabalhador da Torre " e que também esta na pauta " é a possibilidade de os pais serem incluídos como dependentes no plano de saúde. "Conforme a idade aumenta, os custos de convênio pesam muito. Poder ajudar os pais nesse sentido seria ótimo", diz.

"O empréstimo de férias, a inclusão no convênio médico e outras reivindicações que apresentamos representam gasto pequeno perto do elevado lucro do Santander. E são questões importantes, que representariam uma valorização aos funcionários", conclui Camilo Fernandes.

Durante a manifestação, dirigentes sindicais percorreram todos os andares do complexo administrativo " que abriga setores como a Presidência, Recursos Humanos, Auditoria e Jurídico ", conversaram com trabalhadores sobre a importância do acordo aditivo e distribuà­ram o jornal Sindical Santander (clique aqui).

 

Fonte: SEEB SP

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC