Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - SANTANDER

13/04/2016

Encontro Nacional dos Funcionários do Santander começa em São Paulo

O Encontro Nacional dos Funcionários do Santander, promovido pela Contraf-CUT, começou na manhã desta terça-feira (12), no Hotel Boulevard São Luiz, no centro de São Paulo. Mario Raia, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT e representante da Confederação na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, explicou que este ano o encontro foi antecipado pela necessidade de renovação da minuta do aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho, ainda no primeiro semestre.

Mario Raia enalteceu que, entre os 102 inscritos, há representantes sindicais e trabalhadores da base oriundos de diversos bancos que foram comprados pelo Santander. "Esse encontro se dá num momento delicado da política brasileira, no qual poderí­amos estar atuando na nossa base. Mas, estamos cumprindo nosso papel nessa importante discussão para os trabalhadores do Santander", completou.

 Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT, lembrou que a Campanha Nacional dos últimos anos aconteceu em momentos muito difíceis, mesmo assim toda a categoria estava animada e disposta para lutar na defesa dos direitos e nos avanços das conquistas. "Apesar do mal desempenho da economia brasileira, os bancos continuam lucrando muito. Nós temos um legado histórico. Somos resultado de um acúmulo de muita luta e estratégias vitoriosas. Precisamos da nossa unidade e mobilização em defesa dos direitos, dos empregos e em busca de reajuste salarial", convocou.

Roberto ainda avaliou que a crise brasileira tem outros interesses além dos políticos. "A real intenção do empresariado é diminuir o direitos dos trabalhadores. Tirar o poder de compra e de decisão do povo brasileiro."

Para Juvandia Moreira, vice-presidenta da Contraf-CUT e presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, estamos vivendo o momento mais importante dos últimos 50 anos do país. "Não podemos, como dirigentes sindicais, nos omitir. Isso vai afetar o futuro do Brasil e até do mundo, com o crescimento da direita. É hora de definir o modelo que teremos."

Catia Uehara, da subseção do Dieese do Sindicato dos Bancários de São Paulo, fez uma análise do Programa de Participação nos Resultados do Santander dos últimos anos e uma projeção para 2016. Cynthia Valente, do departamento jurídico do Sindicato, completou com um levantamento histórico jurídico da PLR desde sua criação.

Já Maria Leonor Poço, assessora da Contraf-CUT, analisou a cláusula 57. Antes do almoço ainda, foram apresentados os dados da consulta nacional, uma demonstração do que os bancários esperam da campanha.

Durante a tarde desta terça, os participantes se dividiram em grupo para discutir planos de saúde e previdência privada, saúde do trabalhador, emprego e condições de trabalho, além do PPRS. Os quatro grupos também debateram estratégia e plano de lutas.

A apresentação do trabalho de cada grupo ocorrerá nesta quarta-feira (13), quando também serão definidos a pauta de reivindicações específicas, ações de luta e o calendário com as próximas atividades.

Fonte: Contraf-CUT

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC