Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - SANTANDER

23/09/2010

Bancários do Vale do Paraí­ba participaram do Encontro Regional dos Participantes e Assistidos do Plano II da Banesprev

Os bancários da ativa e os aposentados do Santander, numa demonstração de organização e mobilização, participaram do Encontro Regional dos Participantes e Assistidos do Plano II do Banesprev. Realizado no dia 21 de setembro, na sede do Sindicato dos Bancários e Financiários de Taubaté e Região, o encontro contou com a participação de cerca de 50 bancários de diversas cidades do Vale do Paraí­ba, além de dirigentes sindicais da Afubesp e do Sindicato dos Bancários.

O evento, resultado de uma parceria entre a Afubesp e o Sindicato dos Bancários, teve como objetivo repassar informações e esclarecer pontos sobre a atual situação econômico-financeira do Plano II da Banesprev.

Segundo Valdir Aguiar, diretor regional da Afubesp e secretário geral do Sindicato dos Bancários de Taubaté e Região, "o plano II da Banesprev possui atualmente um patrimônio invejável de mais de 4 bilhões de reais, no entanto, além da crise financeira mundial, que acabou por impactar negativamente as aplicações financeiras lastreadas em ações, inúmeros fatores vieram a proporcionar a apresentação do déficit do plano II da Banesprev". 

O déficit apresentado no plano II da Banesprev, na ordem de mais de 209 milhões de reais em 2009, não se refere à má gestão, ou mesmo de falta de dinheiro, ou seja, problemas de caixa. É um déficit que surgiu devido às mudanças realizadas no cálculo atuarial e que se não equacionado, poderá no futuro trazer algum comprometimento aos assistidos do plano II.

Fatores como a mudança das tábuas de mortalidade ou de sobrevivência, proporcionaram alterações negativas no fundo de pensão, pois as novas tabelas reconhecem que a população atendida pelo plano II está vivendo mais e, portanto, deve-se ter uma reserva maior de recursos financeiros para honrar com os compromissos futuros.

Outro fator que vem impactando o plano II decorre das mudanças realizadas na legislação previdenciária, como a reforma da previdência de 1998, que elevou o número de antecipações de aposentadorias, bem como a implantação do fator previdenciário, que reduzindo o valor da aposentadoria junto ao INSS, obrigou o fundo de pensão a desembolsar mais dinheiro para complementar a remuneração dos aposentados.

Para o presidente da Afubesp, Paulo Salvador, os fatores que vem impactando o cálculo atuarial do plano II da Banesprev, apesar de serem o resultado do contexto nacional e internacional, são plenamente previsíveis e previstos na legislação atuarial. Entretanto, cabe ressaltar que o problema está na forma como o Santander quer resolver está questão.

O Santander não quer pagar a conta das mudanças, nem tampouco do serviço passado que é de sua responsabilidade. O banco quer impor aos participantes o ônus financeiro desse déficit, propondo a cobrança de uma contribuição extraordinária de 35% sobre a  remuneração dos mais de 3500 participantes do plano II, além da possibilidade da cobrança de uma contribuição dos assistidos (aposentados e pensionistas), como se fosse uma co-participação.

E para tanto, já encaminhou a proposta ao Conselho Deliberativo do Banesprev que até o final deste mês, deverá agendar dia, local e hora para a realização da assembléia geral, ainda este ano.

Se o Santander honrasse com as suas obrigações financeiras, quitando o serviço passado com o Banesprev, tudo estaria resolvido. Nada vem fácil, mas com organização e mobilização, atingiremos os nossos objetivos e conquistaremos mais uma vez os nossos direitos. 

Participaram do evento, o presidente da Afubesp, Paulo Salvador e seus diretores Oliver Simioni, Walter Oliveira, Wagner Cabanal e Vera Moura. O Sindicato dos Bancários de Taubaté e Região foi representado pelos diretores Valdir Aguiar, Luiz Antonio (Alemão), Maria Clemilda (Memê), Valdair e Edvan, além dos diretores da Fetec Victor e Alberto Maranho.

 

     

 

Assessoria de Comunicação - 23/09/2010

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC