Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - HSBC

02/01/2012

Sindicatos realizam assemblias sobre controle do ponto eletrnico do HSBC

Os sindicatos esto fazendo assemblias em todo pas sobre a proposta de assinatura de um acordo coletivo de trabalho com o HSBC acerca do sistema alternativo eletrnico de controle de jornada de trabalho.

A Contraf-CUT j encaminhou orientaes jurdicas para as entidades, estabelecendo o prazo at sexta-feira, dia 6, para a realizao das reunies com os funcionrios do banco ingls.

O tema foi amplamente debatido na ltima reunio da Comisso de Organizao dos Empregados (COE) do HSBC, ocorrida nos dias 12 e 13 de dezembro, em Curitiba. As mudanas incorporadas ao sistema atual do banco dizem respeito aos RAs, que agora devem ser anotadas diretamente apenas pelos funcionrios, no mais em conjunto com o gestor, e precisam ser fiis ao trmino da rotina de trabalho. Outra medida a impossibilidade de acesso a mais de um programa ou sistema com a mesma senha de forma simultnea.

O banco assumiu o compromisso de encaminhar Contraf-CUT, no ato de assinatura do acordo, os termos de comunicado interno a toda rede, disciplinando essa questo e reafirmando a responsabilidade de toda e qualquer marcao do ponto eletrnico exclusiva de cada funcionrio, bem como a proibio de permanncia no ambiente de trabalho sem os devidos registros de ponto, seja entrada ou sada, dentre outros itens relacionados.

Exigncia legal

A portaria n 1510/2009, do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), instituiu a obrigatoriedade de padronizao do ponto, para as empresas que optarem pelo sistema eletrnico, devendo para tanto ser adotado o Relgio Eletrnico de Ponto (REP), atravs de uma das empresas autorizadas pelo MTE a confeccionar o produto.

Posteriormente, a portaria n 373/2011, tambm do MTE, incluiu a possibilidade de adoo do sistema alternativo eletrnico de controle de jornada de trabalho, das empresas que j possuam ponto eletrnico, mediante autorizao em acordo coletivo de trabalho, onde ficaro vedadas: restries marcao do ponto; marcao automtica do ponto; exigncia de autorizao prvia para marcao de sobrejornada; e a alterao ou eliminao dos dados registrados pelo empregado.

Aps quatro adiamentos, o REP passaria a valer a partir de 1 janeiro de 2012. No entanto, houve nova prorrogao. Foi publicada a portaria n 2.686/2011, em 27 de dezembro, fixando novos prazos, de acordo com a natureza das empresas.

Desta forma, a partir do dia 2 de abril de 2012, o novo ponto eletrnico passa a valer para as empresas que exploram atividades na indstria, no comrcio em geral e no setor de servios, incluindo, entre outros, os financeiros, de transportes, de construo, de comunicaes, de energia, de sade e de educao.

Postado pela Assessoria de Imprensa: 04/01/2012

Fonte: Contraf-CUT

ЭÑ?о пÑ?осÑ?о смеÑ?но, не сдаваласÑ? маÑ?Ñ? Ð?оанна.

Ð?инк последовал его совеÑ?Ñ?, опÑ?сÑ?ил палоÑ?кÑ? "army men скаÑ?аÑ?Ñ?" в оливковое масло и солÑ?.

Сейджек наÑ?ел палкÑ? и сломал ее о головÑ? Чимо.

Я дÑ?маÑ?, Ñ?Ñ?о Ð?ассан Ñ?оже спÑ?авиÑ?ся с эÑ?им.

ЧÑ?о ж, можеÑ? бÑ?Ñ?Ñ?, я "Ð?еселÑ?е Ñ?игÑ?Ñ?ки из деÑ?ева. Ð?Ñ?акÑ?иÑ?еское Ñ?Ñ?ководсÑ?во" и пÑ?имÑ? ваÑ?е пÑ?иглаÑ?ение, сказала маÑ?Ñ? Ð?оанна.

У нас сосÑ?ояласÑ? инÑ?еÑ?есная дискÑ?ссия по поводÑ? двÑ?долÑ?нÑ?Ñ? Ñ?асÑ?ений.

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC