Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - HSBC

02/02/2012

HSBC faz propaganda enganosa

A partir desta quarta-feira 01/02, sindicatos de bancários de todo o país intensificam as mobilizações no HSBC. Em negociação nesta terça-feira 31 com as entidades sindicais, os representantes do banco negaram todas as reivindicações dos trabalhadores apresentadas nesta primeira rodada de 2012.

 

Mesmo reconhecendo que existem diversas falhas no programa próprio de distribuição de resultados, o HSBC se nega a promover mudanças no contrato do PPR/PSV 2011. Desta feita, não aceita suspender a compensação dos programas próprios da PLR da Convenção Coletiva dos bancários.

"Negar a reivindicação demonstra o quanto o HSBC faz propaganda enganosa aos seus funcionários", afirma Valdir Machado de Oliveira, diretor de Bancos Privados da FETEC-CUT/SP.

Conforme o dirigente, o banco de origem inglesa cobra o cumprimento de metas abusivas dos bancários, fazendo crer que os trabalhadores receberão por elas. "Só que as metas são inatingà­veis. O funcionário se esforça até um limite sobrehumano e quando está prestes a atingir a meta, o banco simplesmente muda as regras. Além disso, toda a remuneração decorrente desse esforço acaba sendo descontado da PLR da categoria. Na prática, o bancário se esforça, se esforça, se esforça e não recebe nada por esse esforço. Isso é pura propaganda enganosa", denuncia Valdir Machado ao destacar a importância de os sindicatos denunciarem o engodo.

Além do PPR/PSV, a reunião deveria ter tratado dos temas Emprego, Saúde e Condição do Trabalho e Previdência Complementar. Mas, devido ao tempo escasso, não foi possível aprofundá-los. As partes definirão uma agenda para retomada dos debates.

Confira as reivindicações dos bancários:

- Separação e não compensação dos programas próprios da PLR da convenção coletiva dos bancários;

- Garantia de um pagamento mín­imo a todos, independentemente da performance;

- Negociação direta do programa com o movimento sindical e não mais através da comissão interna indicada pelo banco;

- Fim das metas abusivas;

- Não imposição de metas individuais e sim coletivas;

- Fim das terceirizações e mais contratações;

- Criação de política de prevenção às doenças ocupacionais;

- Previdência complementar para todos os funcionários.

 

Postado pela Assessoria de Imprensa: 02/02/2012

Fonte: FETEC-CUT

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC